Hemoglobina

Hemoglobina

A hemoglobina é o componente mais importante dos glóbulos vermelhos. Ela é composta por uma proteína chamada heme, que se liga ao oxigênio. Nos pulmões, o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.

Anormalidades no valor da hemoglobina de um indivíduo podem indicar defeitos no equilíbrio normal entre a produção e a destruição de glóbulos vermelhos. Tanto valores altos quanto baixos podem indicar estados de doença.






Data da revisão: 2/18/2018
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com