Mamografia

Definição

Uma mamografia é um raio-X dos seios usado para encontrar tumores e câncer nos seios.

Nomes alternativos

Mamograma; Câncer de mama - mamografia; Câncer de mama - triagem; Nódulo na mama - mamografia

Como o teste é feito

É necessário ficar nua da cintura para cima. Você receberá uma roupa de hospital. Dependendo do tipo de equipamento usado, você ficará em pé ou sentada.

Um seio de cada vez é apoiado sobe uma superfície plana que contém uma placa de raio-X. Um dispositivo chamado compressor vai pressionar firmemente o seio, ajudando a achatar o tecido do seio.

As imagens de raio-X são feitas de vários ângulos. Pode ser necessário prender a respiração quando cada radiografia for tirada.

O profissional de saúde poderá entrar em contato com você para repetir o exame. Isso nem sempre significa que você tem câncer de mama. O médico pode simplesmente precisar reavaliar uma área que não ficou clara no primeiro teste.

TIPOS DE MAMOGRAFIA

A mamografia tradicional usa filme, semelhante a radiografias de rotina.

A mamografia digital é uma técnica mais nova.

A mamografia tridimensional (3D) é um tipo de mamografia digital. Os pesquisadores ainda não sabem se a mamografia 3D é mais ou menos precisa do que a mamografia padrão.

Como se preparar para o teste

Não use desodorante, perfume, pó ou cremes embaixo do braço ou nos seios no dia da mamografia. Essas substâncias podem esconder as imagens. Remova todas as joias e bijuterias do pescoço e do peito.

Informe ao profissional de saúde realizando o exame se você estiver grávida ou amamentando.

Como o teste será sentido

O metal do compressor pode estar gelado. Quando o seio é comprimido, você pode sentir alguma dor. Isso precisa ser feito para se obter boas imagens.

Por que o teste é feito?

Quando e com que frequência realizar uma mamografia é uma decisão que deve ser tomada em conjunto por você e seu médico. Diferentes grupos de especialistas não concordam totalmente com o melhor momento para este teste.

Antes de fazer uma mamografia, discuta com o seu médico sobre os prós e contras do exame. Faça perguntas sobre:

A mamografia é feita em mulheres para detectar câncer de mama inicial, quando é mais provável de ser curado. A mamografia é recomendada para:

A mamografia também é usada para:

Valores normais

O tecido mamário que não mostrar sinais de massas ou calcificação é considerado normal.

O que um resultado anormal significa

A maioria dos achados anormais em uma mamografia de rotina é benigna (não é câncer) ou nada com que se preocupar. Novos achados ou mudanças podem ser avaliados posteriormente.

Um médico radiologista pode encontrar os seguintes achados em uma mamografia:

O seu médico poderá solicitar outros exames adicionais para investigar achados anormais em uma mamografia de rotina:

Comparar sua mamografia atual com uma do passado poderá ajudar o radiologista a dizer se você tem uma anomalia já existente e se ela mudou.

Quando um resultado de mamografia ou ultrassonografia parece suspeito, uma biópsia poderá ser feita para testar o tecido e ver se ele é canceroso. Tipos de biópsia incluem:

Riscos

O nível de radiação é baixo e qualquer risco de uma mamografia é muito baixo. Se estiver grávida e precisar checar uma anormalidade, sua barriga será protegida por um avental de chumbo.

Mamografias de rotina não são feitas durante a gravidez ou enquanto estiver amamentando.

Referências

American Cancer Society website. American Cancer Society recommendations for early breast cancer detection. www.cancer.org/cancer/breast-cancer/screening-tests-and-early-detection/american-cancer-society-recommendations-for-the-early-detection-of-breast-cancer.html. Updated September 1, 2017. Accessed September 29, 2017.

American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) website. ACOG statement on breast cancer screening guidelines. www.acog.org/About-ACOG/News-Room/Statements/2016/ACOG-Statement-on-Breast-Cancer-Screening-Guidelines. Updated January 11, 2016. Accessed September 29, 2017.

National Cancer Institute website. PDQ Breast Cancer Screening. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-screening-pdq. Updated June 19, 2017. Accessed September 29, 2017.

Siu AL; U.S. Preventive Services Task Force. Screening for breast cancer: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2016;164(4):279-296. PMID: 26757170 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26757170.


Data da revisão: 8/14/2017
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Internal review and update on 11/06/2018 by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com