Anisocoria

Definição

Anisocoria é o tamanho diferente das pupilas. A pupila é a parte preta no centro do olho. Ela é maior à luz fraca e menor à luz forte.

Nomes alternativos

Dilatação de uma pupila; Pupilas de tamanhos diferentes; Olhos/pupilas de tamanhos diferentes

Considerações

Uma pequena diferença nos tamanhos das pupilas é encontrada em 1 de cada 5 pessoas saudáveis. Normalmente, a diferença no diâmetro é menor do que 0,5 mm, mas pode ser superior a 1 mm.

Bebês que nascem com tamanhos diferentes de pupila podem não ter nenhum distúrbio subjacente. Se outros membros da família também tiverem pupilas semelhantes, a diferença de tamanho das pupilas é possivelmente genética e não há nada com que se preocupar.

Também, por razões desconhecidas, as pupilas podem diferir temporariamente de tamanho. Se não houver outros sintomas e se as pupilas voltarem ao normal, não há nada com que se preocupar.

Tamanhos diferentes de pupila de mais de 1 mm que se desenvolvem mais tarde na vida e não voltam para o tamanho normal podem ser um sinal de doença ótica, cerebral, vascular ou nervosa.

Causas

O uso de colírios é uma causa comum de alteração inofensiva do tamanho da pupila. Outros medicamentos que atingem os olhos, incluindo medicamentos usados em inaladores para asma, podem alterar o tamanho da pupila.

Outras causas de tamanhos diferentes da pupila podem incluir:

Cuidados em casa

O tratamento depende da causa do tamanho diferente da pupila. Você deve consultar um médico se perceber uma alteração súbita no tamanho da pupila.

Quando contatar um profissional de saúde

Você deve consultar um médico se perceber uma alteração persistente, inexplicada ou repentina no tamanho da pupila. O novo desenvolvimento de pupilas de tamanho diferente pode ser um sinal de uma condição muito grave.

Se você tiver pupilas de tamanhos diferentes depois de uma lesão em um olho ou na cabeça, procure ajuda médica imediatamente.

Sempre procure imediatamente um médico se tamanhos diferentes de pupila ocorrerem com:

O que esperar da consulta médica

Seu médico pode realizar um exame clínico e fazer perguntas sobre os sintomas e o histórico médico, incluindo:

Exames complementares podem incluir:

O tratamento dependerá da causa do problema.

Referências

Baloh RW, Jen J. Neuro-ophthalmology. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 424.

Dhume KU, Paul KE. Incidence of pupillary involvement, course of anisocoria and ophthalmoplegia in diabetic oculomotor nerve palsy. Indian J Ophtalmol. 2013;61(1):13-17. PMID: 23275215 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23275215.

Thurtell MJ, Rucker JC. Pupillary and eyelid abnormalities. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 18.


Data da revisão: 4/21/2019
Revisão feita por: Amit M. Shelat, DO, FACP, FAAN, Attending Neurologist and Assistant Professor of Clinical Neurology, Stony Brook University School of Medicine, Stony Brook, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com