Fontanelas abauladas

Definição

Uma fontanela abaulada é uma moleira (fontanela) de um bebê alta e protuberante.

Nomes alternativos

Moleiras - protuberantes; Fontanelas protuberantes; Moleira alta

Considerações

O crânio é constituído de muitos ossos: 8 ossos no crânio em si e 14 ossos na região do rosto. Eles se juntam para formar uma cavidade óssea sólida que protege e suporta o cérebro. As regiões em que os ossos se juntam são chamadas de suturas.

Os ossos não são unidos firmemente no nascimento. Isso permite que a cabeça mude de formato para fazer com que ela passe pelo canal vaginal na hora do parto. As suturas absorvem minerais ao longo do tempo e endurecem, unindo firmemente os ossos cranianos.

Em um bebê, o espaço onde duas suturas se unem forma uma moleira coberta por uma membrana chamada de fontanela. As fontanelas permitem que o cérebro e o crânio cresçam durante o primeiro ano do bebê.

Normalmente, há várias fontanelas no crânio de um recém-nascido, principalmente no topo, na parte de trás e nas laterais da cabeça. Como as suturas, as fontanelas endurecem ao longo do tempo e se tornam regiões ósseas fechadas e sólidas.

As fontanelas devem parecer firmes e se curvar levemente para dentro ao toque. Uma fontanela tensa ou protuberante ocorre quando há aumento de líquido ou inchaço no cérebro, causando pressão aumentada dentro do crânio.

Quando o bebê está chorando, deitado ou vomitando, as fontanelas podem parecer protuberantes, mas elas devem voltar ao normal quando o bebê estiver calmo, na posição com a cabeça para cima.

Causas

Causas de fontanela abaulada incluem:

Cuidados em casa

Se a fontanela retornar à aparência normal quando a criança estiver calma e com a cabeça para cima, não é uma fontanela abaulada verdadeira.

Quando contatar um profissional de saúde

Cuidados emergenciais imediatos são necessários a qualquer bebê que tenha uma fontanela abaulada verdadeira, especialmente se isso ocorrer junto com febre e sonolência excessiva.

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico médico da criança, como:

Exames diagnósticos que podem ser solicitados incluem:

Referências

Carlo WA. The newborn infant. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 94.

Rosenberg GA. Brain edema and disorders of cerebrospinal fluid circulation. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 88.


Data da revisão: 2/16/2017
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com