Cor da pele - irregular

Definição

A pele tem cor desigual quando é irregular, com áreas mais claras e mais escuras. Pele moteada inclui alterações dos vasos sanguíneos na pele, causando uma aparência irregular.

Nomes alternativos

Discromia; Pele moteada

Considerações

A coloração irregular ou descoloração da pele pode ser causada por:

Os fatores a seguir podem aumentar ou diminuir a produção de melanina:

Exposição ao sol ou luz ultravioleta (UV), especialmente depois de tomar um remédio chamado psoraleno, pode aumentar a pigmentação da pele. O aumento da produção de pigmento é chamado de hiperpigmentação, podendo ser causada por exantemas e exposição ao sol.

A diminuição da produção de pigmento é chamada de hipopigmentação.

Alterações da cor da pele podem ser a própria doença, ou elas podem ser provocadas por outras doenças ou condições médicas.

A quantidade de pigmentação da pele que você tem pode ajudar a determinar quais doenças de pele você poderá desenvolver. Por exemplo, pessoas de pele mais clara são mais sensíveis a dano por exposição solar, o que aumenta o risco de câncer de pele. Contudo, exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele mesmo em pessoas de pele mais escura.

Tipos mais comuns de câncer de pele incluem carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma.

Geralmente, as alterações da cor da pele são cosméticas e não afetam a saúde física. Contudo, pode ocorrer estresse devido às alterações de pigmento. Algumas alterações de pigmento podem ser sinal de que você está sob risco de outras doenças.

Causas

Causas de alteração na pigmentação da pele incluem:

Cuidados em casa

A cor da pele normal pode retornar ao normal por conta própria em alguns casos.

Você pode usar loções que branqueiam ou clareiam a pele para reduzir a descoloração ou uniformizar o tom da pele onde as áreas hipopigmentadas são grandes ou muito visíveis. Discuta com um dermatologista e siga as instruções da embalagem.

Xampus contra caspa, loção de cetoconazol ou tolnaftato podem ajudar a tratar tinea versicolor. Aplique como instruído na área afetada diariamente até que as áreas descoloridas desapareçam. A tinea versicolor frequentemente volta, mesmo com o tratamento.

Você pode usar cosméticos ou pigmentos para a pele para ocultar as alterações da cor da pele. A maquiagem também pode ajudar a ocultar a cor da pele irregular, mas não vai curar o problema.

Evite exposição excessiva ao sol e use protetor solar, pelo menos 30 FPS. A pele hipopigmentada queima facilmente sob o sol e a pele hiperpigmentada pode ficar ainda mais escura. Em pessoas de cor de pele mais escura, o dano à pele pode provocar hiperpigmentação permanente.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

O que esperar da consulta médica

O médico examinará cuidadosamente a pele e fará perguntas sobre seu histórico médico. Ele poderá fazer perguntas sobre os seus sintomas, como quando você notou a mudança de coloração inicialmente, se o início foi súbito e se houve alguma lesão.

Exames que podem ser feitos incluem:

O tratamento dependerá do diagnóstico.


Data da revisão: 5/24/2018
Revisão feita por: Kevin Berman, MD, PhD, Atlanta Center for Dermatologic Disease, Atlanta, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com