Depressão - visão geral

Definição

A depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de nós já se sentiu assim em algum momento, por um período breve.

A depressão clínica é um transtorno de humor no qual a sensação de tristeza, pesar, raiva e frustração interfere na vida diária por um longo período.

Nomes alternativos

Tristeza; Vazio; Desânimo; Melancolia

Considerações

A depressão pode ocorrer em pessoas de todas as idades:

Os sintomas de depressão incluem:

Crianças deprimidas talvez não apresentem os mesmos sintomas que se manifestam na depressão em adultos. Preste atenção em mudanças no desempenho escolar, nos hábitos de sono e no comportamento. Se você acha que seu filho pode estar deprimido, vale a pena conversar com um médico.

Os principais tipos de depressão incluem:

Outras formas comuns de depressão incluem:

O transtorno bipolar ocorre quando há alternância de episódios de mania e depressão (anteriormente chamada de psicose maníaco-depressiva). Apesar de o transtorno bipolar ter depressão como um dos sintomas, trata-se de um tipo diferente de doença mental.

Causas

A depressão muitas vezes vem de família. A causa pode estar em seus genes (herança genética), em comportamentos adquiridos em casa ou em fatores ambientais. Um evento estressante ou trágico pode desencadear a depressão. Na maioria dos casos, a depressão é causada por uma combinação de fatores.

Muitos fatores podem causar a depressão, incluindo:

Ligue para seu médico se

Ligue para 192 ou outro número de emergência, ou procure o atendimento de emergência mais próximo se você tem pensado em causar danos a si mesmo ou a outras pessoas.

Entre em contato com o seu médico se:

Também consulte o seu médico se:

O que esperar da consulta médica

Seu médico descobrirá a gravidade de sua depressão (leve, moderada ou grave) e detectará a causa do problema ao realizar:

Se houver riscos de tentativa de suicídio, talvez seja necessário permanecer no hospital para tratamento.

Você conversará com seu médico sobre os problemas e eventos que podem estar causando a depressão. O médico fará perguntas sobre:

O tratamento dependerá de seus sintomas. Para a depressão leve, orientação psicológica e práticas de cuidados caseiros podem ser o suficiente. A terapia mais eficaz para depressão moderada ou grave é uma combinação de medicamentos antidepressivos e terapia por meio de conversa.

Seu médico poderá conduzi-lo a um psiquiatra se sua depressão for moderada ou grave, ou se o quadro não apresentar melhoras com o tratamento.

Para obter mais informações sobre o tratamento, consulte: Depressão profunda

Prevenção

Hábitos de estilo de vida saudáveis podem ajudar a prevenir a depressão e a reduzir as chances de uma recaída. Psicoterapia e antidepressivos também podem diminuir a probabilidade de você ter depressão novamente.

A psicoterapia pode ajudá-lo em períodos de dor, estresse ou tristeza. A terapia familiar pode ajudar adolescentes que se sentem tristes.

Manter o contato próximo com outras pessoas é importante para evitar a depressão.

Referências

American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013.

American Psychiatric Association. Practice Guideline for the Treatment of Patients with Major Depressive Disorder. 3rd ed. October 2010. psychiatryonline.org/pb/assets/raw/sitewide/practice_guidelines/guidelines/mdd.pdf. Accessed January 25, 2016.

Fava M, Ostergaard SD, Cassano P. Mood disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 29.

Walter HJ, Bogdanovic N, Moseley LR, DeMaso DR. Mood disorders. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 26.


Data da revisão: 5/5/2018
Revisão feita por: Fred K. Berger, MD, addiction and forensic psychiatrist, Scripps Memorial Hospital, La Jolla, CA. Internal review and update on 04/15/2019 by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com