Atrofia muscular

Definição

A atrofia muscular é a perda de tecido muscular.

Nomes alternativos

Perda muscular; Emaciação; Atrofia dos músculos

Causas

Há três tipos de atrofias musculares: fisiológica, patológica e neurogênica.

A atrofia fisiológica ocorre por desuso e falta de exercícios físicos. Este tipo de atrofia pode geralmente ser revertida com exercícios e uma melhor alimentação. Pessoas mais comumente afetadas incluem:

A atrofia patológica é vista em idosos, inanição e doenças como a doença de Cushing (por excesso de medicamentos corticosteroides).

O tipo mais grave de atrofia muscular é a atrofia neurogênica. Ela ocorre quando há uma lesão ou doença de um nervo que faz a conexão com o músculo. Esse tipo de atrofia muscular tende a ocorrer mais subitamente do que a atrofia por desuso.

Exemplos de doenças que afetam os nervos que controlam os músculos incluem:

Embora as pessoas possam se adaptar a certo grau de atrofia muscular, mesmo as atrofias musculares mais simples geralmente provocam algum tipo de perda de movimento ou força.

Outras causas de atrofia muscular podem incluir:

Cuidados em casa

Um programa de exercícios sob supervisão de um fisioterapeuta ou médico é recomendado para ajudar no tratamento da atrofia muscular. Isso pode incluir exercícios na água para reduzir a carga de trabalho muscular e outros tipos de reabilitação.

As pessoas que não conseguem mover ativamente uma ou mais articulações podem fazer os exercícios com joelheiras ou talas.

Quando contatar um profissional de saúde

Marque uma consulta com o seu médico caso tenha sofrido perda muscular inexplicável ou de longa duração. É possível notar isso ao comparar uma mão, braço ou perna com a outra.

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame físico e fará perguntas relacionadas ao seu histórico médico e aos sintomas, como por exemplo:

O médico examinará os braços e pernas e medirá o tamanho do músculo para tentar determinar quais nervos estão afetados.

Exames que podem ser realizados incluem:

O tratamento pode incluir fisioterapia, terapia com ultrassom e, em alguns casos, cirurgia para correção de uma contratura.

Referências

Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Musculoskeletal system. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Seidel's Guide to Physical Examination. 9th ed. St Louis, MO: Elsevier; 2019:chap 22.

Selcen D. Muscle diseases. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 421.


Data da revisão: 11/22/2017
Revisão feita por: Luc Jasmin, MD, PhD, FRCS (C), FACS, Department of Surgery at Providence Medical Center, Medford OR; Department of Surgery at Ashland Community Hospital, Ashland OR; Department of Maxillofacial Surgery at UCSF, San Francisco, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com