Dores musculares

Definição

Dores musculares são comuns e podem envolver mais de um músculo. A dor muscular também pode envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos.

Nomes alternativos

Dor muscular; Mialgia; Dor - músculos

Considerações

A dor muscular está mais frequentemente relacionada a tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nessas situações, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade. Em geral a atividade que está causando a dor é óbvia.

A dor muscular também pode ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções (incluindo a gripe) e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (como lúpus).

Uma causa comum de dores musculares é a fibromialgia, uma condição que inclui sensibilidade dos músculos e do tecido mole ao seu redor, dificuldades de sono, fadiga e dores de cabeça.

Causas

As causas mais comuns são:

A dor muscular também pode ser causada por:

Cuidados em casa

Para dor muscular por uso excessivo ou lesão, repouse a parte do corpo. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar. Consulte o seu médico antes de tomar medicamentos. Aplicar gelo nas primeiras 24 a 72 horas de uma lesão reduz a dor e a inflamação. Depois disso, o calor com frequência proporciona maior alívio.

Dores musculares por excesso de uso e fibromialgia frequentemente respondem bem à massagem. Exercícios leves de alongamento após um longo período de repouso também são úteis.

Exercícios regulares também podem ajudar a restaurar o tônus muscular adequado. Caminhar, andar de bicicleta e nadar são boas atividades aeróbicas para praticar. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios para alongar, tonificar e exercícios aeróbicos para você se sentir melhor e ficar livre da dor. Comece lentamente e aumente a intensidade gradualmente. Evite atividades aeróbicas de impacto e levantar peso quando sofrer lesão ou estiver com dor.

Certifique-se de dormir o suficiente e tente reduzir o estresse. Ioga e meditação são maneiras excelentes de ajudá-lo a dormir e relaxar.

Se medidas caseiras não estiverem funcionando, seu médico pode prescrever medicação ou fisioterapia, ou encaminhá-lo a uma clínica especializada.

Se suas dores musculares forem causadas por uma doença específica, siga as instruções de seu médico para tratar a doença primária.

Essas medidas podem ajudar a diminuir o risco de dor muscular:

Quando contatar um profissional de saúde

Contate seu médico se:

Ligue para a emergência se:

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre sua dor muscular, tais como:

Exames que podem ser realizados incluem:

Referências

Asplund CA, Best TM. Exercise physiology. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee & Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 7.

Bennett RM. Fibromyalgia, chronic fatigue syndrome, and myofascial pain. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 274.


Data da revisão: 5/14/2017
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com