Aumento das mamas em homens

Definição

Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. Deve-se ao excesso de tecido mamário e não a excesso de gordura.

Nomes alternativos

Ginecomastia; Desenvolvimento de mama em homens

Considerações

A condição pode ocorrer em uma ou ambas as mamas e começa com um pequeno nódulo abaixo do mamilo, que pode ser sensível. As mamas geralmente aumentam de forma desigual.

A ginecomastia geralmente é inofensiva, mas pode causar constrangimento.

Em recém-nascidos, o desenvolvimento da mama pode estar associado à secreção de leite (galactorreia). Esta condição geralmente dura algumas semanas, mas em casos raros pode durar até que a criança tenha 2 anos de idade.

Causas

Alterações hormonais normais são a causa mais comum de desenvolvimento de mamas em recém-nascidos, meninos e homens. Existem outras causas também.

MUDANÇAS HORMONAIS

O aumento dos seios é geralmente causado por um desequilíbrio entre estrogênio (hormônio feminino) e testosterona (hormônio masculino). Homens têm ambos os hormônios no corpo. Alterações nos níveis desses hormônios, ou em como o corpo usa ou responde a esses hormônios, podem causar ginecomastia.

Em recém-nascidos, o crescimento da mama é causado pela exposição ao estrogênio da mãe. Cerca de metade dos bebês nascem com aumento das mamas, chamados de botões mamários. Eles geralmente desaparecem em 2 a 6 meses, mas podem durar mais tempo.

Em pré-adolescentes e adolescentes, o crescimento da mama é causado por alterações hormonais normais que ocorrem na puberdade. Mais da metade dos meninos desenvolvem seios durante a puberdade. O crescimento das mamas geralmente desaparece em cerca de 6 meses a 2 anos.

Nos homens, alterações hormonais causadas pelo envelhecimento podem causar o crescimento das mamas. Isso pode ocorrer com mais frequência em homens com excesso de peso e em homens com 50 anos ou mais.

CONDIÇÕES DE SAÚDE

Certos problemas de saúde podem causar o crescimento da mama em homens adultos, incluindo:

Causas raras incluem:

MEDICAMENTOS E OUTROS TRATAMENTOS MÉDICOS

Alguns medicamentos e tratamentos que podem causar o crescimento da mama em homens incluem:

USO DE DROGAS E ÁLCOOL

O uso de certas substâncias pode causar ginecomastia, incluindo:

Homens com ginecomastia podem ter um risco aumentado para câncer de mama. O câncer de mama em homens é raro. Sinais que podem sugerir câncer de mama incluem:

Cuidados em casa

Aplique compressas frias e utilize remédios para a dor (analgésicos) recomendados por seu médico se as mamas inchadas também forem sensíveis.

Outras dicas incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se:

A ginecomastia em crianças que ainda não atingiram a puberdade sempre deve ser avaliada por um médico.

O que esperar da consulta médica

Seu médico vai registrar o histórico e vai realizar um exame físico.

Exames podem não ser necessários, mas os seguintes podem ser realizados para descartar certas doenças:

TRATAMENTO

Geralmente não é necessário tratamento. Ginecomastia em recém-nascidos e adolescentes frequentemente desaparece sozinha.

Se uma condição subjacente for encontrada, ela deverá ser tratada.

Seu médico deve considerar todos os medicamentos que possam estar causando o problema. No entanto, interromper o uso do medicamento pode não melhorar a ginecomastia. Nunca interrompa medicações sem antes consultar o seu médico.

O aumento da mama que é extremo, desigual ou que não desaparece pode ser constrangedor. Os tratamentos que podem ser utilizados em situações raras são:

Referências

Ali O, Donohoue PA. Gynecomastia. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 585.

Anawalt BD. Gynecomastia. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 140.

Sansone A, Romanelli F, Sansone M, Lenzi A, Di Liugi L. Gynecomastia and hormones. Endocrine. Epub 2016 May 4. PMID: 27145756 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27145756.


Data da revisão: 10/24/2016
Revisão feita por: Robert Hurd, MD, Professor of Endocrinology and Health Care Ethics, Xavier University, Cincinnati, OH. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com