Crescimento tardio

Definição

O crescimento tardio significa ganho inadequado ou lento de altura ou de peso em uma criança com menos de 5 anos. Isso pode ser normal e a criança pode superá-lo.

Nomes alternativos

Crescimento - lento (criança de 0 a 5 anos); Ganho de peso - lento (criança de 0 a 5 anos); Taxa lenta de crescimento; Crescimento e desenvolvimento retardados; Atraso no crescimento

Considerações

Uma criança deve passar por consultas de rotina regulares desde bebê com um médico. As consultas serão marcadas de acordo com as orientações do seu pediatra.

Causas

Atraso de crescimento constitucional se refere a crianças pequenas para a idade, mas que crescem em um ritmo normal. A puberdade frequentemente chega tarde para essas crianças.

Elas continuam a crescer mesmo depois de a maioria de seus colegas ter parado. Na maior parte dos casos, elas atingirão uma altura semelhante à de seus pais quando adultas. Entretanto, outras causas de atraso no crescimento devem ser descartadas.

A genética também pode ser um fator. Um ou ambos os pais podem não ser altos. Pais com baixa estatura, mas saudáveis, podem ter um filho saudável que faz parte dos 5% mais baixos para sua idade. Essas crianças são pequenas, mas devem atingir a altura de um ou de ambos os pais.

O crescimento atrasado ou mais lento do que esperado pode ser causado por muitos fatores diferentes, como:

Muitas crianças com crescimento atrasado também têm atrasos no desenvolvimento.

Cuidados em casa

Se o ganho de peso for lento devido à falta de calorias, tente alimentar a criança conforme a necessidade. Aumente a quantidade de comida oferecida à criança. Ofereça alimentos nutritivos e calóricos.

É muito importante preparar a mamadeira exatamente de acordo com as instruções. Não adicione água (dilua) à mamadeira pronta para uso.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com seu médico se você estiver preocupado com o crescimento do seu filho. Uma avaliação médica pode ser importante se você achar que atrasos de desenvolvimento ou questões emocionais possam estar contribuindo para o atraso no crescimento de uma criança.

Se seu filho não está crescendo devido à falta de calorias, seu médico pode recomendar um nutricionista que possa lhe ajudar a escolher os alimentos certos para oferecer a seu filho.

O que esperar no consultório do seu médico

O médico examinará a criança e medirá o peso, a altura e a circunferência da cabeça. Ele fará perguntas aos pais a respeito do histórico médico da criança, incluindo:

O médico pode fazer perguntas sobre hábitos de criação e as interações sociais da criança.

Os testes podem incluir:

Referências

Cooke DW, Divall SA, Radovick S. Normal and aberrant growth in children. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 24.

McLean HS, Price DT. Failure to thrive. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 41.


Data da revisão: 2/16/2017
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com