Sarampo

Definição

O sarampo é uma doença altamente contagiosa (facilmente disseminada) causada por um vírus.

Nomes alternativos

Rubéola

Causas

A infecção é disseminada através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta de uma pessoa infectada. Espirros e tosse podem deixar gotículas contaminadas no ar.

Se uma pessoa tem sarampo, 9 em cada 10 pessoas em contato com o doente terão sarampo, a menos que tenham sido vacinadas.

Aqueles que já tiveram sarampo ou foram vacinados têm imunidade contra a doença.

Alguns pais não permitem que seus filhos sejam vacinados devido a medos infundados de que a vacina MMR, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, possa causar autismo. É importante saber que:

Sintomas

Geralmente, os sintomas começam de 8 a 12 dias após a exposição ao vírus. Isso é chamado de período de incubação.

A erupção cutânea (rash) é geralmente o sintoma principal.

Outros sintomas podem incluir:

Sinais e exames

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas. O diagnóstico geralmente pode ser feito a partir da erupção cutânea característica e das manchas de Koplik.

Se necessário, exames de sangue poderão ser solicitados.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para o sarampo.

As seguintes recomendações podem aliviar os sintomas:

Algumas crianças podem precisar de suplementos de vitamina A. A vitamina A reduz o risco de vida e de complicações em crianças com deficiência de vitamina A. Nunca tome medicamentos ou suplementos sem antes consultar o seu médico.

Expectativas (prognóstico)

As pessoas que não apresentam complicações, como pneumonia, se recuperam muito bem.

Complicações

Entre as complicações decorrentes do sarampo estão:

Quando contatar um profissional de saúde

Procure assistência médica caso você ou seu filho apresentem sintomas de sarampo.

Prevenção

A vacinação de rotina é altamente eficaz na prevenção do sarampo. As pessoas não imunizadas, ou que não receberam a imunização completa, estão mais predispostas a se contaminar com esta infecção.

A administração de imunoglobulina sérica 6 dias após a exposição ao vírus pode reduzir o risco de desenvolvimento do sarampo ou pode amenizar a doença.

Referências

Gershon AA. Measles virus (rubeola). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 162.

Mason WH. Measles. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 246.


Data da revisão: 8/31/2016
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com