Transtorno por uso de substâncias

Definição

O transtorno por uso de substâncias ocorre quando o uso de álcool ou de outra droga leva a problemas de saúde ou problemas no trabalho, na escola ou em casa.

Este distúrbio é também chamado abuso de substâncias.

Nomes alternativos

Toxicomania; Vício - drogas; Dependência química; Dependência de drogas; Uso de substâncias ilícitas; Uso de narcótico; Uso de alucinógeno

Causas

A causa exata do transtorno não é conhecida. No entanto, os genes de um indivíduo, a ação da droga, pressão do grupo, estresse emocional, ansiedade, depressão e estresse ambiental podem ser fatores.

Muitas pessoas que desenvolvem dependência têm depressão, distúrbio de déficit de atenção, distúrbio do estresse pós-traumático ou outro problema de saúde mental. Um estilo de vida caótico ou estressante e autoestima baixa também são comuns.

Crianças que crescem em um lar onde os pais usam drogas têm maior risco de desenvolver algum vício posteriormente, por motivos tanto ambientais como genéticos.

Substâncias normalmente usadas incluem:

Existem vários estágios de uso de drogas que podem levar à dependência. Pessoas jovens parecer passar mais rapidamente pelos estágios do que pessoas adultas.

Sintomas

Alguns dos sintomas e comportamentos da toxicomania incluem:

Sinais e exames

Exames de drogas (triagens toxicológicas) em amostras de sangue e urina podem mostrar muitas substâncias químicas e drogas presentes no corpo. A sensibilidade do teste depende da própria droga, de quando ela foi tomada e do laboratório de teste. Exames de sangue podem detectar uma droga com mais facilidade do que exames de urina. No entanto, rastreio de drogas na urina é realizado com mais frequência.

Tratamento

O transtorno do uso de substâncias é uma condição séria e de difícil tratamento. A melhor abordagem envolve uma equipe especializada com vários profissionais.

O tratamento começa com o reconhecimento do problema. Embora a negação seja considerada um sintoma do vício, pesquisas recentes mostraram que pessoas viciadas negam muito menos se forem tratadas com empatia e respeito, em vez de serem confrontadas ou se dissermos o que devem fazer.

A interrupção da droga pode ser feita de forma gradual ou abrupta. Apoio físico e emocional, além de abstinência, são parte essencial do tratamento.

Programas de tratamento residencial monitoram e tratam possíveis sintomas e comportamentos de abstinência. Esses programas empregam técnicas de modificação comportamental, que são projetadas para fazer com que os usuários reconheçam seus comportamentos, aprendendo como não voltar a usar a substância (recaída).

Se a pessoa também tiver depressão ou outro distúrbio de humor, este deve ser tratado. Muito frequentemente, a pessoa começa a usar drogas como uma tentativa de tratar uma doença mental.

Grupos de apoio

Muitos grupos de apoio estão disponíveis. Converse com o seu médico ou psicólogo.

Expectativas (prognóstico)

O abuso e dependência de drogas podem levar à overdose fatal. Algumas pessoas começam a tomar drogas novamente depois de terem parado (recaída).

Complicações do abuso de substâncias incluem:

Complicações

As complicações do abuso e dependência de drogas incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se você ou um membro da sua família for viciado em drogas e desejar ajuda para parar. Também entre em contato se tiver seu fornecimento de drogas cortado e estiver sob risco de abstinência.

Prevenção

Programas de educação podem ser úteis. Pais podem ter uma forte influência em seus filhos, discutindo com eles sobre os danos causados pelo uso de drogas.

Referências

American Psychiatric Association. Substance-related and addictive disorders. In: American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013:481-590.

Kowalchuk A, Reed BC. Substance use disorders. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Textbook of Family Medicine. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 50.

National Institute on Drug Abuse website. Drugs, brains, and behavior: the science of addiction. www.drugabuse.gov/publications/drugs-brains-behavior-science-addiction/preface. Updated July 2014. Accessed April 25, 2018.

Stager MM. Substance abuse. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 114.

Weiss RD. Drugs of abuse. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 34.


Data da revisão: 3/26/2018
Revisão feita por: Fred K. Berger, MD, addiction and forensic psychiatrist, Scripps Memorial Hospital, La Jolla, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update 07/03/2018.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com