Encefalite

Definição

A encefalite se caracteriza por inchaço e inflamação do cérebro, geralmente decorrente de infecções.

Causas

A encefalite é uma doença rara. Ela é mais frequente no primeiro ano de vida, e sua ocorrência vai reduzindo com a idade. Crianças pequenas e idosos são mais suscetíveis a sofrer de um caso grave.

A encefalite costuma ser causada por uma infecção viral. Muitos tipos de vírus podem causá-la. A exposição a vírus pode acontecer por meio de:

Diferentes viroses surgem em localizações distintas. Muitos casos tendem a se concentrar em uma estação específica do ano.

A encefalite resultante do vírus herpes simples é a maior razão de ocorrência de casos graves em todas as faixas etárias, inclusive recém-nascidos.

Diversos vírus para os quais já há vacina também podem causar encefalite, incluindo:

Outros vírus que causam encefalite incluem:

Os vírus podem causar uma inflamação do tecido cerebral. O tecido cerebral fica inchado (edema cerebral), o que pode destruir as células nervosas, resultando em sangramento e dano cerebral.

Outras causas de encefalite podem incluir:

Sintomas

Alguns pacientes podem apresentar sintomas de resfriado ou de infecção estomacal antes dos sintomas de encefalite.

Quando a encefalite não é grave, os sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças:

Outros sintomas incluem:

Os sintomas em recém-nascidos e em bebês podem não ser facilmente reconhecíveis:

Situações de emergência incluem:

Sinais e exames

O seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.

Exames complementares que podem ser solicitados incluem:

Tratamento

Os objetivos do tratamento são fornecer cuidado assistencial (repouso, alimentação, líquidos) para ajudar o organismo a combater a infecção e aliviar os sintomas.

Os medicamentos podem incluir:

Caso a função cerebral esteja gravemente afetada, intervenções como fisioterapia e fonoaudiologia podem ser necessárias após a doença ter sido controlada.

Expectativas (prognóstico)

O resultado varia. Alguns casos são moderados e breves, e a pessoa se recupera completamente. Outros casos são graves e pode haver dano permanente ou morte.

A fase aguda normalmente dura de 1 a 2 semanas. A febre e os outros sintomas somem gradual ou subitamente. Alguns pacientes podem levar vários meses para se recuperar totalmente.

Complicações

Casos graves de encefalite podem resultar em danos cerebrais permanentes. Ela pode afetar:

Quando contatar um profissional de saúde

Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como o 192) se você tiver:

Prevenção

Crianças e adultos devem evitar contato com pessoas com encefalite.

O controle de mosquitos (a picada de alguns mosquitos pode transmitir alguns vírus) pode minimizar a ocorrência de algumas infecções que provocam a encefalite.

Crianças e adultos devem estar com o cartão de vacina atualizado. As pessoas devem receber vacinas específicas se estiverem viajando para lugares como partes da Ásia, onde a encefalite japonesa é encontrada. Discuta com o seu médico.

Vacine os animais para prevenir a encefalite decorrente do vírus da raiva.

Referências

Aksamit AJ. Acute viral encephalitis. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 414.

Beckham JD, Tyler KL. Encephalitis. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 91.


Data da revisão: 8/31/2016
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com