Poliomielite

Definição

A poliomielite (pólio) é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Nomes alternativos

Pólio, Paralisia infantil; Síndrome pós-pólio

Causas

A poliomielite é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato:

O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias). A maioria das pessoas não desenvolve sintomas.

Os fatores de risco incluem:

Graças a uma grande campanha de vacinação global nos últimos 25 anos, a pólio foi amplamente eliminada. A doença ainda existe em alguns países da África e da Ásia, com surtos ocorrendo em grupos de pessoas que não foram vacinadas.

Sintomas

Existem três padrões básicos de infecção por pólio: infecções subclínicas, não paralíticas e paralíticas. Aproximadamente 95% das infecções são subclínicas, que podem não ter sintomas.

SINTOMAS DA INFECÇÃO SUBCLÍNICA

As pessoas com infecção subclínica de pólio podem não ter sintomas ou seus sintomas podem durar 72 horas ou menos.

A poliomielite clínica afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e se divide nas formas paralítica e não paralítica. Ela pode ocorrer após a recuperação de uma infecção subclínica.

Sinais e exames

Durante o exame físico, o médico poderá encontrar:

Exames complementares incluem:

Tratamento

O objetivo do tratamento é controlar os sintomas enquanto a infecção está em curso.

As pessoas com casos graves podem precisar de medidas de emergência, especialmente ajuda para respirar.

Os sintomas são tratados com base em sua gravidade. Os tratamentos incluem:

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico depende da forma da doença (subclínica, não paralítica ou paralítica) e do local afetado. A recuperação completa é provável na maior parte dos casos, exceto se houver acometimento da medula espinhal e do cérebro.

O envolvimento do cérebro ou da medula espinhal é uma emergência médica que pode resultar em paralisia ou morte (normalmente por dificuldades respiratórias).

A invalidez é mais comum que a morte. A infecção em uma parte alta da medula espinhal ou no cérebro aumenta o risco de problemas respiratórios.

Complicações

Complicações incluem:

A síndrome pós-pólio é uma complicação que se desenvolve em alguns pacientes, normalmente 30 anos ou mais depois da infecção inicial. A fraqueza pode piorar nos músculos que estavam enfraquecidos anteriormente. A fraqueza também pode se desenvolver em músculos que anteriormente não foram afetados.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

Prevenção

A imunização contra a pólio (vacina) previne efetivamente a poliomielite na maioria das pessoas (a imunização tem eficácia de mais de 90%).

Referências

Jorgensen S, Arnold WD. Motor neuron diseases. In: Cifu DX, ed. Braddom's Physical Medicine and Rehabilitation. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 40.

Romero JR, Modlin JF. Poliovirus. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 173.

Simões EAF. Polioviruses. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 249.


Data da revisão: 9/27/2017
Revisão feita por: Jatin M. Vyas, MD, PhD, Assistant Professor in Medicine, Harvard Medical School; Assistant in Medicine, Division of Infectious Disease, Department of Medicine, Massachusetts General Hospital, Boston, MA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com