Tumor

Definição

Um tumor é um crescimento anormal de tecidos do corpo. Os tumores podem ser cancerígenos (malignos) ou não cancerígenos (benignos).

Nomes alternativos

Massa; Neoplasma

Causas

Em geral, os tumores surgem quando as células se subdividem excessivamente no corpo. Geralmente, a divisão celular é rigorosamente controlada. As novas células são geradas para substituir as células antigas ou para realizar novas funções. As células danificadas ou desnecessárias morrem para ceder espaço às células substitutas saudáveis.

Quando o equilíbrio entre a divisão e a morte celular é alterado, pode haver formação de um tumor.

Problemas no sistema imunológico do organismo podem levar a tumores. O tabaco causa mais óbitos por câncer do que qualquer outra substância ambiental. Outros fatores de risco incluem:

Os tipos de tumores causados por vírus são:

Alguns tumores são mais comuns em pessoas de um determinado gênero (homens ou mulheres). Alguns têm mais ocorrências entre crianças ou idosos. Outros são associados à dieta, ao ambiente e ao histórico familiar.

Sintomas

Os sintomas dependem do tipo e da localização do tumor. Por exemplo, os tumores pulmonares podem causar tosse, falta de ar ou dor no peito. Os tumores de cólon podem provocar perda de peso, diarreia, constipação, anemia por carência de ferro e sangue nas fezes.

Alguns tumores podem não apresentar sintomas. Em certos tumores, como o câncer pancreático, os sintomas surgem somente nos estágios avançados da doença.

Os seguintes sintomas podem ocorrer na maioria dos tumores:

Sinais e exames

Seu médico pode ver um tumor, como um câncer de pele. Porém, a maioria dos cânceres não pode ser vista durante um exame físico porque eles estão localizados no interior do corpo.

Quando um tumor é descoberto, um pedaço do tecido é removido e examinado em microscópio. Este procedimento é chamado de biópsia. Ela é feita para determinar se o tumor é não cancerígeno (benigno) ou cancerígeno (maligno). Dependendo da localização do tumor, a biópsia pode ser um procedimento simples ou uma cirurgia complexa.

Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode determinar a localização exata do tumor e o quanto ele já se espalhou. Outro exame de imagem chamado tomografia por emissão de pósitrons (PET) tem sido utilizada para descobrir certos tipos de tumor.

Outros testes que podem ser feitos incluem:

Tratamento

O tratamento varia dependendo:

Pode não ser necessário tratamento se o tumor:

No entanto, alguns tumores benignos podem ser removidos por motivos estéticos. Tumores cerebrais benignos podem ser movidos em função da sua localização ou de seu efeito nocivo nos tecidos cerebrais adjacentes.

Se um tumor é maligno, os tratamentos possíveis são:

Grupos de apoio

Normalmente, um diagnóstico de câncer gera muita ansiedade e pode afetar toda a vida do paciente. Existem muitos recursos para pacientes com câncer. Converse com o seu médico.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico varia muito para os diferentes tipos de tumores. Se o tumor for benigno, o prognóstico será muito satisfatório, na maioria dos casos. Entretanto, existem alguns exemplos em que um tumor benigno pode trazer grandes problemas, como os tumores cerebrais.

Se o tumor for maligno, o prognóstico dependerá do tipo e do estágio do tumor no momento do diagnóstico. Alguns cânceres podem ser curados. Os que não são curáveis ainda podem ser tratados, e os pacientes podem viver durante anos com o câncer. Por outro lado, existem tumores que são rápidos e fatais.

Referências

Black AR, Cowan KH. Cancer biology and genetics. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 181.

Kumar V, Abbas AK, Aster JC. Neoplasia. In: Kumar V, Abbas AK, Aster JC, eds. Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 7.


Data da revisão: 8/22/2016
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com