Câncer testicular

Definição

O câncer testicular é aquele que se inicia nos testículos, as glândulas reprodutivas masculinas localizadas no escroto.

Nomes alternativos

Câncer - testículo; Tumor de células germinativas; Câncer testicular - seminoma; Câncer testicular - não seminomatoso; Neoplasia testicular

Causas

A causa exata do câncer testicular é desconhecida. Os fatores que podem aumentar o risco de que um homem desenvolva câncer testicular incluem:

O câncer testicular é mais comum de câncer em homens jovens e de meia-idade. Ele pode ocorrer em homens mais velhos e, raramente, em meninos.

Os homens brancos têm mais probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer do que os afrodescendentes ou asiáticos.

Não há ligação entre câncer testicular e vasectomia.

Existem dois tipos principais de câncer testicular:

Eles começam nas células germinativas, as células que produzem esperma.

Seminoma: é uma forma de câncer testicular de crescimento lento, encontrada normalmente em homens na faixa dos 30 e 40 anos. O câncer normalmente está presente apenas nos testículos, mas pode se espalhar para os linfonodos. Os seminomas são muito sensíveis à radioterapia.

Não seminoma: esse tipo mais comum de câncer testicular costuma crescer mais rápido que os seminomas. Os tumores não seminoma normalmente são formados por mais de um tipo de célula e são identificados de acordo com esses diferentes tipos de células:

Um tumor do estroma do cordão sexual é um tipo raro de tumor testicular. Normalmente não é cancerígeno. Os dois principais tipos tumores das células de Leydig e tumores das células de Sertoli. Os tumores do estroma normalmente ocorrem durante a infância.

Sintomas

Pode não haver sintomas ou apenas uma massa indolor. Os sintomas que podem ocorrer incluem:

Sintomas em outras partes do corpo, como pulmões, abdome, pelve, costas ou cérebro também poderão ocorrer se o câncer se espalhar.

Sinais e exames

Um exame físico normalmente revela um nódulo firme (massa) em um dos testículos. Quando o médico coloca uma lanterna acesa no escroto, a luz não passa através do nódulo. Este exame é chamado de transiluminação.

Outros exames incluem:

Tratamento

O tratamento depende do:

Uma vez que o câncer é descoberto, o primeiro passo é determinar o tipo de célula cancerosa, examinando-a em um microscópio. As células podem ser seminoma, não seminoma ou ambas.

O próximo passo é determinar o avanço do câncer para outras partes do corpo. Isso se chama "estadiamento".

Podem ser usados três tipos de tratamento.

Grupos de apoio

Participar de grupos de apoio em que os membros compartilham experiências e problemas em comum poderá ajudar a aliviar o estresse causado pela doença.

Expectativas (prognóstico)

O câncer testicular é um dos tipos mais tratáveis e de maior chance de cura.

A taxa de sobrevivência em homens com seminoma em estágio inicial (o tipo menos agressivo de câncer testicular) é de mais de 95%. A taxa de sobrevivência sem doença para câncer em estágio II e III é um pouco menor, dependendo do tamanho do tumor e de quando o tratamento começou.

Complicações

O câncer testicular pode se espalhar para outras partes do corpo. Os locais mais comuns incluem:

As complicações da cirurgia podem incluir:

Se você estiver em idade reprodutiva, pergunte ao seu médico sobre métodos para guardar seu esperma para uso futuro.

Quando contatar um profissional de saúde

Ligue para seu médico se você desenvolver sintomas de câncer testicular.

Prevenção

Realizar um autoexame testicular todos os meses pode ajudar a detectar o câncer testicular em estágio inicial, antes de ele se espalhar. Diagnosticar o câncer testicular precocemente é importante para o sucesso do tratamento e taxa de sobrevivência.

Referências

Friedlander TW, Ryan CJ, Small EJ, Torti F. Testicular cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 86.

National Cancer Institute website. Testicular cancer treatment (PDQ) - Health professional version. www.cancer.gov/types/testicular/hp/testicular-treatment-pdq#section/_85. Updated February 17, 2016. Accessed July 11, 2016.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology (NCCN guidelines): testicular cancer. Version 2.2016. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/testicular.pdf. Accessed July 11, 2016.


Data da revisão: 5/20/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com