Varicocele

Definição

A varicocele é uma dilatação das veias dentro do escroto. Essas veias são encontradas ao longo do cordão que sustenta os testículos (cordão espermático).

Nomes alternativos

Veias varicosas - escroto; Varizes do escroto

Causas

A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. (É essencialmente o mesmo processo que forma veias varicosas, ou varizes, nas pernas.)

As varicoceles normalmente se desenvolvem lentamente. Elas são mais comuns em homens entre 15 e 25 anos e do lado esquerdo do escroto.

A aparição súbita de uma varicocele em homens mais velhos pode ser causada por um tumor renal, que pode bloquear o fluxo sanguíneo para uma veia.

Sintomas

Sintomas incluem:

Alguns homens não apresentam sintomas.

Sinais e exames

O médico examinará a área da virilha, inclusive o escroto e os testículos. O médico pode sentir uma massa firme e torcida no cordão espermático.

No entanto, pode ser que a massa não possa ser sentida nem vista, especialmente se você estiver deitado.

O testículo do lado da varicocele pode ser menor do que o outro.

O seu médico poderá solicitar uma ultrassonografia do escroto e testículos, assim como uma ultrassonografia dos rins.

Tratamento

Um suporte escrotal (suspensório escrotal) ou uma cueca confortável podem diminuir o desconforto. Se a dor continuar ou se houver outros sintomas, poderão ser necessários mais tratamentos.

A cirurgia para corrigir a varicocele é chamada de varicectomia.

Uma alternativa à cirurgia é a embolização da varicocele.

Após este procedimento você também poderá deixar o hospital no mesmo dia. O corte é muito menor que o da cirurgia, então o tempo de recuperação é menor.

Expectativas (prognóstico)

A varicocele normalmente é inofensiva e não exige tratamento, a menos que haja mudança no tamanho do testículo.

Após a cirurgia, a contagem de espermatozoides provavelmente melhorará, mas isso pode não melhorar a fertilidade. Na maioria dos casos, o definhamento dos testículos (atrofia) não melhora, a menos que a cirurgia seja feita no começo da adolescência.

Complicações

Infertilidade é uma complicação da varicocele.

As complicações do tratamento podem incluir:

Quando contatar um profissional de saúde

Marque uma consulta com o médico se descobrir um nódulo testicular ou se precisar tratar uma varicocele diagnosticada.

Referências

Barak S, Gordon Baker HW. Clinical management of male infertility. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 141.

Goldstein M. Surgical management of male infertility. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 25.

Palmer LS, Palmer JS. Management of abnormalities of the external genitalia in boys. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 146.


Data da revisão: 8/26/2017
Revisão feita por: Jennifer Sobol, DO, urologist with the Michigan Institute of Urology, West Bloomfield, MI. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com