Epididimite

Definição

Epididimite é a inflamação do epidídimo, o tubo que conecta os testículos ao ducto deferente.

Causas

A epididimite é mais comum em homens jovens, de 19 a 35 anos de idade. Ela é geralmente causada pela disseminação de uma infecção bacteriana a partir da uretra, próstata ou bexiga. As infecções mais comuns que causam essa condição em homens heterossexuais jovens são gonorreia e clamídia. Em crianças e homens mais velhos, E. coli e infecções semelhantes são mais comuns. Isso também acontece no caso de homens homossexuais.

A Mycobacterium tuberculosis também causa epididimite. Outras bactérias (como Ureaplasma) também podem causar a condição.

Outra causa da epididimite é o uso de um medicamento chamado amiodarona, que previne arritmia cardíaca.

Os seguintes fatores aumentam o risco de epididimite:

Sintomas

A epididimite pode começar com:

A área dos testículos fica cada vez mais sensível à pressão, com dor à medida que a condição progride. Uma infecção no epidídimo pode se espalhar facilmente para o testículo.

Outros sintomas incluem:

Sintomas menos comuns incluem:

Os sintomas da epididimite podem ser similares aos sintomas da torção testicular, que requer tratamento de emergência.

Sinais e exames

O exame físico mostra um nódulo vermelho, sensível e, às vezes, inchado no lado afetado do escroto. A sensibilidade geralmente ocorre em uma pequena área do testículo onde o epidídimo está preso. Uma área maior de inchaço pode se desenvolver ao redor do nódulo.

Pode haver nódulos linfáticos aumentados na área da virilha e corrimento no pênis. O exame retal pode mostrar aumento ou sensibilidade da próstata.

Os testes a seguir podem ser realizados:

Tratamento

Seu médico prescreverá medicação para tratar a infecção. Infecções sexualmente transmissíveis exigem antibióticos específicos. Seus parceiros sexuais também devem ser tratados. Você pode precisar de analgésicos e anti-inflamatórios.

O tratamento para epididimite causada pelo medicamento amiodarona é a redução da dose ou mudança no medicamento. Converse com o seu médico.

Para diminuir o desconforto é recomendado:

É muito importante ter acompanhamento médico para certificar-se de que a infecção está completamente curada.

Expectativas (prognóstico)

A epididimite geralmente melhora com tratamento antibiótico. Geralmente, não há redução na capacidade sexual ou reprodutiva. No entanto, a situação pode ocorrer novamente.

Complicações

As complicações incluem:

Dor aguda e grave no escroto é uma emergência médica que precisa ser verificada pelo médico imediatamente.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se você apresentar sintomas de epididimite. Vá ao pronto-socorro ou ligue para um número de emergência local como 192 em caso de dor grave e súbita no testículo ou dor após uma lesão.

Prevenção

Você pode evitar complicações resultantes da epididimite através do diagnóstico e tratamento precoce.

Seu médico poderá prescrever antibióticos antes de uma cirurgia que aumente o risco de epididimite. Praticar sexo seguro, evitando múltiplos parceiros sexuais e usando preservativo, pode ajudar a prevenir a epididimite causada por doenças sexualmente transmissíveis.

Referências

Geisler GM. Diseases caused by chlamydiae. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 318.

Nickel JC. Inflammatory and pain conditions of the male genitourinary tract. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 13.


Data da revisão: 7/17/2018
Revisão feita por: Sovrin M. Shah, MD, Assistant Professor, Department of Urology, The Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com