Artrite

Definição

Artrite é uma inflamação ou degeneração em uma ou mais articulações. Uma articulação é uma área de encontro entre dois ossos. Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite.

Nomes alternativos

Inflamação nas articulações; Degeneração articular

Causas

A artrite consiste na quebra da cartilagem. A cartilagem normalmente protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente. A cartilagem também absorve choques quando pressão é colocada na articulação, como ao andar. Com a ausência da quantidade normal de cartilagem, os ossos se friccionam, causando inflamação e rigidez.

A inflamação nas articulações pode ser decorrente de:

Normalmente, a inflamação na articulação some depois que a causa desaparece ou é tratada. Às vezes, isso não ocorre. Quando isso ocorre, você tem artrite crônica. A artrite pode ocorrer em homens ou mulheres. A osteoartrite é o tipo mais comum.

Outros tipos mais comuns de artrite podem incluir:

Sintomas

A artrite causa dor nas articulações, inchaço, rigidez e movimento limitado. Os sintomas podem incluir:

Sinais e exames

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico.

O exame físico pode mostrar:

Alguns tipos de artrite podem causar deformidade nas articulações. Isso pode ser um sinal de artrite reumatoide grave e não tratada.

Exames de sangue e raios-X da articulação são frequentemente realizados para ver se há infecção e outras causas de artrite.

O médico também poderá remover uma amostra de líquido da articulação com uma agulha e enviar ao laboratório para verificar a presença de cristais ou de infecção.

Tratamento

O objetivo do tratamento é reduzir a dor, melhorar a função e evitar danos articulares posteriores. Normalmente, a causa subjacente não pode ser curada.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Mudanças no estilo de vida é o tratamento de escolha para osteoartrite e outros tipos de inflamação nas articulações. Exercícios podem ajudar a aliviar a rigidez, reduzir a dor e a fadiga e melhorar a força de músculos e ossos. Sua equipe médica pode ajudar a elaborar um programa de exercícios que seja o mais adequado a você.

Os programas de exercícios podem incluir:

A fisioterapia pode ser recomendada. Isso pode incluir:

Outras recomendações incluem:

MEDICAMENTOS

Medicamentos podem ser prescritos junto com mudanças no estilo de vida. Todos os medicamentos apresentam riscos. É importante que você seja monitorado constantemente por um médico ao tomar medicamentos para artrite.

Normalmente, medicamentos vendidos sem receita médica são recomendados em um primeiro momento:

Possíveis medicamentos receitados podem incluir:

É muito importante tomar as medicações exatamente conforme prescritas por seu médico. Se você tem dificuldades (por causa dos efeitos colaterais, por exemplo), entre em contato com o seu médico. Certifique-se também de que o médico saiba sobre todos os medicamentos que você usa, inclusive vitaminas e suplementos comprados sem prescrição.

CIRURGIA E OUTROS TRATAMENTOS

Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada se outros tratamentos não funcionarem, incluindo:

Expectativas (prognóstico)

Alguns distúrbios associados à artrite podem ser totalmente curados com o tratamento adequado.

A maioria das formas de artrite, contudo, representa um problema crônico (de longo prazo).

Complicações

Entre as complicações da artrite estão:

Quando contatar um profissional de saúde

Ligue para o médico se:

Prevenção

O diagnóstico precoce e o tratamento podem ajudar a evitar danos às articulações. Se você tem histórico de artrite na família, informe o médico, mesmo que não sinta dor nas articulações.

Evitar movimentos excessivos e repetitivos pode ajudar a proteger contra a osteoartrite.

Referências

Kavanaugh A, Grevich SC. Rheumatoid arthritis. In: Kellerman RD, Bope ET, eds. Conn's Current Therapy 2018. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:899-903.

Khanna D, Khanna PP, Fitzgerald JD, et al. 2012 American College of Rheumatology guidelines for management of gout. Part 2: therapy and anti-inflammatory prophylaxis of acute gouty arthritis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2012;64(10):1447-1461. PMID: 23024029 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23024029.

Neogi T, Felson D. Osteoarthritis and rheumatoid arthritis. In: McMahon SB, Koltzenburg M, Tracey I, Turk DC, eds. Wall and Melzack's Textbook of Pain. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 47.

Neustadt DH. Osteoarthritis. In: Kellerman RD, Bope ET, eds. Conn's Current Therapy 2018. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:886-890.

Singh JA, Furst DE, Bharat A, et al. 2012 update of the 2008 American College of Rheumatology recommendations for the use of disease-modifying antirheumatic drugs and biologic agents in the treatment of rheumatoid arthritis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2012;64(5):625-639. PMID: 22473917 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22473917.


Data da revisão: 10/1/2017
Revisão feita por: Gordon A. Starkebaum, MD, Professor of Medicine, Division of Rheumatology, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com