Distrofia muscular

Definição

Distrofia muscular é um grupo de doenças hereditárias que envolvem fraqueza muscular e perda de tecido muscular, que piora com o tempo.

Nomes alternativos

Miopatia hereditária

Causas

Distrofias musculares são um grupo de doenças hereditárias, o que significa que são transmitidas através das famílias. Elas podem ocorrer na infância ou na idade adulta. Existem muitos tipos diferentes de distrofia muscular, incluindo:

Sintomas

Distrofia muscular pode afetar adultos, mas as formas mais graves tendem a ocorrer na primeira infância.

Os sintomas variam com os diferentes tipos de distrofia muscular. Todos os músculos podem ser afetados, ou apenas grupos específicos de músculos, como aqueles em torno da pelve, ombro ou rosto. Há piora progressiva da fraqueza muscular. Os sintomas podem incluir:

Pode haver deficiência intelectual em alguns tipos de distrofia muscular.

Sinais e exames

Um exame físico e seu histórico médico ajudarão o médico a determinar o tipo de distrofia muscular. Grupos musculares específicos são afetados por diferentes tipos de distrofia muscular.

O exame médico pode mostrar:

Alguns tipos de distrofia muscular envolvem o músculo cardíaco, causando cardiomiopatia ou alteração do ritmo cardíaco (arritmias).

Muitas vezes, há perda de massa muscular (atrofia), o que pode ser difícil de ver porque alguns tipos de distrofia muscular causam um acúmulo de gordura e tecido conjuntivo que faz com que o músculo pareça maior. Isto é chamado pseudohipertrofia.

A biópsia muscular pode ser usada para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, um exame de DNA pode ser o único exame necessário.

Outros testes podem incluir:

Tratamento

Não há nenhuma cura conhecida para as várias distrofias musculares. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas.

A fisioterapia pode ajudar os pacientes a manter a força e função muscular. Aparelhos ortopédicos, como cintas e cadeiras de rodas podem melhorar as habilidades de mobilidade e autocuidado. Em alguns casos, a cirurgia na coluna vertebral ou pernas pode ajudar a melhorar a função.

Corticosteroides tomados por via oral são prescritos às vezes às crianças para mantê-las andando por tanto tempo quanto possível.

A pessoa deve ser tão ativa quanto possível. Completa inatividade (como repouso absoluto) pode agravar a doença.

Grupos de apoio

Você pode aliviar o estresse da doença aderindo a grupos de apoio, onde os membros compartilham experiências e problemas comuns.

Expectativas (prognóstico)

A gravidade da deficiência depende do tipo de distrofia muscular. Todos os tipos de distrofia muscular pioram lentamente, mas a rapidez com que isso acontece varia muito.

Alguns tipos de distrofia muscular, como distrofia muscular de Duchenne em meninos, são fatais. Outros tipos causam pequena deficiência e as pessoas afetadas podem ter uma vida normal.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se:

Prevenção

O aconselhamento genético é recomendado quando há histórico familiar de distrofia muscular. As mulheres podem não ter sintomas mas ainda carregam o gene para a doença. A distrofia muscular de Duchenne pode ser detectada com precisão cerca de 95% em estudos genéticos realizados durante a gravidez.

Referências

Sarnat HB. Muscular dystrophies. In: Kliegman RM, Stanton BF, St Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 609.

Selcen D. Muscle diseases. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 421.


Data da revisão: 2/27/2016
Revisão feita por: Amit M. Shelat, DO, FACP, Attending Neurologist and Assistant Professor of Clinical Neurology, SUNY Stony Brook, School of Medicine, Stony Brook, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com