Carcinoma de células escamosas

Definição

O carcinoma de células escamosas é um tipo comum de câncer de pele.

Outros tipos comuns de câncer de pele incluem:

Nomes alternativos

Câncer - pele - células escamosas; Câncer de pele - células escamosas; Câncer de pele não melanoma - células escamosas; Câncer de pele das células escamosas

Causas

O câncer de células escamosas afeta a epiderme, a camada externa da pele.

O câncer de células escamosas pode ocorrer em pele normal ou em pele que foi lesionada ou inflamada. A maioria dos cânceres de pele ocorre em pele regularmente exposta à luz do sol ou à radiação ultravioleta.

A forma inicial do câncer de células escamosas é chamada de doença de Bowen (ou carcinoma de células escamosas in situ). Este tipo não se espalhou para tecidos próximos, estando restrito à camada mais superficial da pele.

Ceratose actínica é uma lesão de pele pré-cancerosa que raramente evolui para um câncer de células escamosas.

O ceratoacantoma é um tipo de câncer de células escamosas que cresce rapidamente.

Fatores de risco para câncer de células escamosas incluem:

Sintomas

O câncer de células escamosas normalmente ocorre no rosto, orelhas, pescoço, mãos ou braços, mas pode ocorrer em outras áreas.

O principal sintoma é uma lesão elevada que pode ter uma superfície áspera e escamosa com pontos avermelhados.

A forma inicial (carcinoma in situ) apresenta-se como uma grande mancha incrustada, escamosa e avermelhada (com frequência com mais de 2,5 centímetros).

Uma ferida que não se cura pode ser um sinal de câncer de células escamosas. Qualquer alteração em verrugas, pintas, ou outras lesões de pele existentes pode ser um sinal de câncer de pele.

Sinais e exames

O seu médico verificará a sua pele e observará o tamanho, forma, coloração e textura de quaisquer áreas suspeitas.

Se o seu médico pensar que você pode ter câncer de pele, um pedaço da pele será removido e enviado ao laboratório para exames em microscópio. Isto é chamado biópsia de pele.

Uma biópsia de pele deverá ser realizada para confirmar o câncer de células escamosas ou outros cânceres de pele.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da localização do câncer de pele, se o câncer se espalhou e do estado de saúde geral. Alguns cânceres de células escamosas podem ser mais difíceis de tratar.

O tratamento pode envolver:

Grupos de apoio

Você pode aliviar o estresse da doença juntando-se a um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico depende de muitos fatores, incluindo a rapidez com que o câncer foi diagnosticado, a localização e a presença ou não de imunodepressão. A maioria destes cânceres é curada quando tratada precocemente.

Alguns cânceres de células escamosas podem voltar. Há ainda o risco de o câncer se espalhar para outras partes do corpo.

Complicações

O câncer das células escamosas espalha-se mais rápido que o câncer das células basais, mas ainda assim pode crescer lentamente. Pode espalhar-se para outras partes do corpo, incluindo órgãos internos.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você tiver feridas ou manchas na pele que mudam em:

Você também deve consultá-lo se manchas já existentes tornarem-se dolorosas ou inchadas, ou começarem a sangrar ou coçar.

Prevenção

É recomendado consultar um médico todos os anos a partir dos 40 anos, e a cada 3 anos entre os 20 e 40 anos para avaliação da sua pele.

Você também deve examinar a sua pele uma vez ao mês. Use um espelho de mão para áreas de difícil visualização. Entre em contato com o seu médico se você notar alguma alteração.

A melhor forma de prevenir o câncer de pele é reduzir a exposição à luz do sol. Sempre use protetor solar:

Outros fatos importantes para ajudá-lo a evitar exposição solar excessiva:

Referências

Habif TP. Premalignant and malignant nonmelanoma skin tumors. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 21.

National Cancer Institute website. PDQ Skin cancer treatment. www.cancer.gov/types/skin/hp/skin-treatment-pdq#section/_222. Updated July 11, 2017. Accessed August 28, 2017.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines): Basal cell skin cancer. Version 1.2017. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/nmsc.pdf. Updated October 3, 2016. Accessed August 28, 2017.

US Preventive Services Task Force, Bibbins-Domingo K, Grossman DC, et al. Screening for skin cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA. 2016;316:(4)429-435. PMID: 27458948 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27458948.


Data da revisão: 7/25/2017
Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com