Meningite

Definição

A meningite é uma infecção das meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

Nomes alternativos

Meningite - bacteriana; Meningite - viral; Meningite - fúngica; Meningite - vacina

Causas

As causas mais comuns da meningite são infecções virais que geralmente melhoram sem tratamento. Entretanto, as meningites bacterianas são extremamente graves e podem levar à morte ou a danos cerebrais mesmo quando tratadas.

A meningite também pode ser causada por:

Muitos tipos de vírus podem causar meningite:

Sintomas

A meningite viral é mais branda e ocorre mais frequentemente que a meningite bacteriana. Ela geralmente se manifesta no fim do verão ou no começo do outono, afetando normalmente crianças e adultos com menos de 30 anos. Sintomas incluem:

A meningite bacteriana é uma emergência. É necessário tratamento hospitalar imediato. Os sintomas costumam se manifestar rapidamente e podem incluir:

Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença incluem:

É difícil diferenciar a meningite bacteriana da meningite viral com base apenas nos sintomas. O médico investigará a causa. Procure atendimento médico imediatamente se você tiver sintomas de meningite.

Sinais e testes

O exame físico geralmente mostra:

Para qualquer paciente com suspeita de meningite, é importante realizar uma punção lombar, com coleta de líquido cefalorraquidiano para exames.

Outros exames que podem ser realizados incluem:

Tratamento

Os médicos receitam antibióticos para a meningite bacteriana. Os antibióticos não são eficazes na meningite viral. Medicamentos antivirais poderão ser usados no tratamento da meningite herpética.

Outros tratamentos incluem:

Expectativas (prognóstico)

O diagnóstico e o tratamento precoces da meningite bacteriana são essenciais para prevenir dano neurológico permanente. Em geral, a meningite viral não é grave, e os sintomas devem desaparecer em até 2 semanas sem complicações duradouras.

Complicações

Sem o tratamento adequado, a meningite poderá ter como complicação:

Quando contatar um profissional de saúde

Se achar que você ou seu filho têm sintomas da meningite, busque ajuda médica imediatamente. O tratamento precoce é a chave para um bom prognóstico.

Prevenção

Algumas vacinas podem prevenir alguns tipos de meningite bacteriana.

Discuta com o seu médico e mantenha atualizado o cartão de vacinas do seu filho.

Os membros da família e outras pessoas em contato próximo com pessoas com meningite meningocócica devem receber antibióticos preventivos para que não sejam infectados.

Referências

Nath A. Meningitis: bacterial, viral, and other. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 412.

Tunkel AR, Van de Beek D, Scheld WM. Acute meningitis. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 89.


Data da revisão: 11/27/2016
Revisão feita por: Arnold Lentnek, MD, Infectious Diseases Medical Practice of NY and Clinical Research Centers of CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com