Anemia por deficiência de ferro

Definição

Anemia é uma condição na qual o organismo não possui glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis em quantidade suficiente. As hemácias fornecem oxigênio aos tecidos do corpo. Há vários tipos de anemia.

A anemia por deficiência de ferro ocorre quando há quantidade insuficiente de ferro no corpo. O ferro é um componente importante na formação das hemácias. A anemia por deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia.

Nomes alternativos

Anemia - deficiência de ferro; Anemia ferropriva; Anemia ferropênica

Causas

Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio para os tecidos do corpo. Os glóbulos vermelhos saudáveis são produzidos pela medula óssea. Os glóbulos vermelhos circulam pelo organismo por 3 a 4 meses. Então, partes do corpo, como o baço, eliminam os glóbulos sanguíneos antigos.

O ferro é um componente importante dos glóbulos vermelhos. Sem o ferro, o sangue não consegue transportar oxigênio de forma eficaz. Normalmente, o organismo obtém o ferro por meio da dieta e reutilizando o ferro dos glóbulos vermelhos antigos.

A anemia por deficiência de ferro ocorre quando o estoque de ferro do organismo fica muito baixo. Isso corre se:

A perda de ferro pode ser decorrente de sangramento. As causas comuns de sangramento são:

O organismo pode não ser capaz de absorver ferro suficiente na dieta devido a:

Você pode não ingerir ferro suficiente na dieta se:

Sintomas

É possível que você não apresente sintomas se a anemia for branda.

Na maioria das vezes, os sintomas são brandos no início e desenvolvem-se lentamente. Os sintomas podem incluir:

Conforme a anemia piora, os sintomas podem incluir:

Os sintomas das condições que causam anemia por deficiência de ferro incluem:

Sinais e exames

Para diagnosticar anemia, o médico pode solicitar os seguintes exames de sangue:

Os exames para verificar os níveis de ferro no sangue incluem:

Podem ser realizados exames para investigar a causa da deficiência de ferro:

Tratamento

Tomar suplementos de ferro e ingerir alimentos ricos em ferro é parte importante do tratamento da anemia por deficiência de ferro. No entanto, você e seu médico devem investigar primeiro a causa da anemia.

Suplementos de ferro (mais comumente o sulfato ferroso) são necessários para produzir estoques de ferro em seu organismo. Na maioria das vezes, o médico medirá os níveis de ferro antes de receitar os suplementos.

Para pacientes que não podem ingerir ferro por via oral, há a opção de administração na veia (via intravenosa) ou por meio de injeção no músculo.

Mulheres grávidas ou amamentando precisam ingerir ferro extra porque sua dieta normal, geralmente, não oferece a quantidade de que precisam.

O hematócrito deve retornar ao normal após dois meses de terapia com ferro. Entretanto, você precisará continuar a suplementação de ferro por mais 6 a 12 meses para repor os estoques de ferro do organismo na medula óssea. Siga as orientações do seu médico.

Alimentos ricos em ferro incluem:

Outras fontes incluem:

Expectativas (prognóstico)

Com o tratamento adequado, o prognóstico é geralmente bom.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte um médico se:

Prevenção

A dieta de todas as pessoas deve incluir uma quantidade suficiente de ferro. Carne vermelha, fígado e gema de ovo são importantes fontes de ferro. Farinha de trigo, pão e alguns cereais são fortificados com ferro. Se recomendado pelo seu médico, tome suplementos se não estiver obtendo ferro suficiente em sua dieta.

Referências

Bope ET, Kellerman RD. Hematology. In: Bope ET, Kellerman RD, eds. Conn's Current Therapy 2016. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 12.

Brittenham GM. Disorders of iron homeostasis: iron deficiency and overload. In: Hoffman R, Benz EJ Jr, Silberstein LE, Heslop HE, Weitz JI, Anastasi JI, eds. Hematology: Basic Principles and Practice. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 34.

Bunn HF. Approach to anemias. In: Goldmann L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 158.


Data da revisão: 2/1/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com