Linfoma de Hodgkin

Definição

O linfoma de Hodgkin é um câncer de tecido linfático encontrado nos linfonodos, baço, fígado, medula óssea e outros locais.

Nomes alternativos

Linfoma - Hodgkin; Doença de Hodgkin; Câncer - linfoma de Hodgkin

Causas

A causa do linfoma de Hodgkin é desconhecida. O linfoma de Hodgkin é mais comum em pessoas de 15 a 35 e de 50 a 70 anos. Suspeita-se de que a infecção prévia pelo vírus Epstein-Barr (EBV) contribua com alguns casos. Pessoas com infecção pelo HIV têm risco aumentado para linfoma de Hodgkin.

Sintomas

O primeiro sinal do linfoma de Hodgkin é frequentemente um linfonodo inchado, que aparece sem uma causa conhecida. A doença pode se espalhar para os linfonodos vizinhos. Posteriormente ela pode se espalhar para o baço, fígado, medula óssea ou outros órgãos.

Sintomas incluem:

Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença:

Os sintomas causados pelo linfoma de Hodgkin também podem ocorrer em outras doenças. Converse com seu médico sobre o significado dos seus sintomas específicos.

Sinais e testes

O médico realizará um exame físico e verificará se os linfonodos estão inchados.

A doença é geralmente diagnosticada através da biópsia do tecido suspeito, geralmente um linfonodo.

Os seguintes exames geralmente são realizados:

Se os exames revelarem a presença de linfoma de Hodgkin, poderão ser feitos exames adicionais para ver se o câncer se propagou. Isso é chamado estadiamento. O estadiamento ajuda a determinar o tratamento e o acompanhamento.

Tratamento

O tratamento dependerá dos seguintes fatores:

O tratamento poderá incluir quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dos dois. O seu médico discutirá com você os detalhes to tratamento.

As pessoas com linfoma de Hodgkin que reincide depois do tratamento ou que não responde ao tratamento podem receber quimioterapia de alta dosagem seguida de um transplante autólogo de medula óssea (usando células-tronco do próprio paciente).

Outras questões a serem discutidas entre você e seu médico durante o tratamento incluem:

Grupos de apoio

Você pode aliviar o estresse da doença ao frequentar um grupo de apoio com pacientes com linfoma. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

A doença de Hodgkin é considerada um dos tipos mais curáveis de câncer, principalmente se for diagnosticado e tratado a tempo. Diferentemente de outros tipos de câncer, a doença de Hodgkin muitas vezes pode ser curada mesmo em estágios mais avançados.

Você precisará realizar exames laboratoriais e de imagem regulares para controle do tratamento durante vários anos. Isso ajudará o médico a monitorar sinais de retorno do câncer e detectar efeitos a longo prazo dos tratamentos.

Complicações

Os tratamentos para o linfoma de Hodgkin podem ter complicações. As complicações a longo prazo da quimioterapia ou da radioterapia incluem:

Continue o acompanhamento regular com o seu médico para monitorar e prevenir essas complicações.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

Referências

Bartlett NL, Foyil KV. Hodgkin lymphoma. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 105.

National Cancer Institute website. Adult Hodgkin lymphoma treatment (PDQ) - health professional version. www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/adulthodgkins/HealthProfessional. Updated July 5, 2017. Accessed September 29, 2017.

National Cancer Institute website. Childhood Hodgkin lymphoma treatment (PDQ) - health professional version. www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/childhodgkins/HealthProfessional. Updated August 31, 2017. Accessed September 29, 2017.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology: Hodgkin lymphoma. Version 1.2017. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/hodgkins.pdf. Accessed September 29, 2017.


Data da revisão: 8/14/2017
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com