Cistite - aguda

Definição

A cistite aguda é uma infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior. Uma infecção aguda significa que ela tem início súbito.

Nomes alternativos

Infecção no trato urinário sem complicação; ITU - cistite aguda; Infecção aguda na bexiga; Cistite bacteriana aguda

Causas

A cistite é causada por germes, em geral bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga. Essas bactérias podem levar a infecções, mais comumente na bexiga. A infecção pode se espalhar para os rins.

Na maioria das vezes, o corpo consegue eliminar as bactérias na urina. No entanto, às vezes as bactérias podem ficar presas na parede da uretra ou da bexiga ou crescer tão rapidamente que algumas bactérias permanecem na bexiga.

As mulheres tendem a ter mais infecções que os homens porque têm uma uretra mais curta e próxima ao ânus. Por esse motivo, as mulheres têm maior probabilidade de ter infecções depois da atividade sexual ou ao usar um diafragma como contraceptivo. A menopausa também aumenta o risco de infecções no trato urinário.

As condições a seguir também aumentam as chances de desenvolver cistite:

A maioria dos casos é causada por Escherichia coli (E. coli), um tipo de bactéria encontrado nos intestinos.

Sintomas

Entre os sintomas de infecção na bexiga estão:

Muitas vezes, alteração ou confusão mental são o único sinal de infecção no trato urinário em pessoas idosas.

Sinais e exames

Geralmente, é coletada uma amostra de urina para realizar os seguintes exames:

Tratamento

Os antibióticos orais são recomendados porque há um risco de que a infecção se propague para os rins.

Para uma infecção simples de bexiga, recomendam-se antibióticos por 3 dias para as mulheres e de 7 a 14 dias para os homens. Para uma infecção de bexiga com complicações, como gravidez ou diabetes, ou uma infecção renal branda, recomendam-se antibióticos de 7 a 14 dias.

É importante terminar todo o tratamento com antibiótico conforme prescrição do seu médico, mesmo que você se sinta melhor. As pessoas que não tomam os antibióticos até o fim podem desenvolver uma infecção mais difícil de tratar.

Informe ao seu médico se você estiver grávida.

Ele também recomendará drogas para aliviar o desconforto. O cloridrato de fenazopiridina é o medicamento mais comum desse tipo. Mesmo assim, será necessário tomar antibióticos.

As pessoas com uma infecção de bexiga devem tomar muita água.

Algumas mulheres têm infecções de bexiga recorrentes. O médico poderá sugerir diferentes maneiras de tratá-las.

Sempre consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação.

Produtos que aumentam a acidez da urina, como ácido ascórbico ou suco de oxicoco, podem ser recomendados para diminuir a concentração de bactérias na urina.

Algumas mudanças no estilo de vida podem prevenir alguns tipos de infecção urinária. Converse com o seu médico.

Expectativas (prognóstico)

A maioria dos casos de cistite causa desconforto, mas é uma infecção que desaparece sem complicações após o tratamento.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se você:

Referências

Nicolle LE, Norrby SR. Approach to the patient with urinary tract infection. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 284.

Schaeffer AJ, Matulewicz RS, Klumpp DJ. Infections of the urinary tract. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 12.

Sobel JD, Kaye D. Urinary tract infections. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 74.


Data da revisão: 7/22/2016
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com