Insuficiência renal aguda

Definição

A insuficiência renal aguda é a perda repentina (menos de 2 dias) da capacidade dos rins de retirar resíduos e auxiliar no equilíbrio dos fluídos e eletrólitos do seu corpo.

Nomes alternativos

Insuficiência dos rins; Insuficiência renal; Insuficiência renal - aguda; IRA; Lesão renal - aguda

Causas

Existem muitas causas possíveis de lesão renal. Elas incluem:

Sintomas

Sintomas podem incluir:

Sinais e testes

O médico realizará um exame físico.

Os exames para avaliar o funcionamento dos rins incluem:

Outros exames de sangue também podem ajudar a revelar a causa subjacente da insuficiência renal.

O ultrassom renal ou abdominal é o exame de escolha para diagnosticar um bloqueio no trato urinário, mas radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem mostrar se há sinais de bloqueio.

Tratamento

Uma vez encontrada a causa, o objetivo do tratamento é ajudar os seus rins a trabalharem novamente e impedir o acúmulo de líquido e resíduos no organismo enquanto os rins se curam. Geralmente é necessário passar a noite no hospital para o tratamento.

A quantidade de líquido que você ingere será limitada à quantidade de urina que você pode produzir. Você receberá instruções sobre o que comer ou não para reduzir o acúmulo de toxinas normalmente processadas pelos rins. Talvez sua dieta tenha que ser alta em carboidratos e baixa em proteína, sal e potássio.

Você pode precisar de antibióticos para tratar ou prevenir a infecção. Podem ser usados diuréticos para ajudar os rins a eliminar o excesso de líquido.

Medicamentos serão administrados por via venosa para ajudar a controlar os níveis de potássio no sangue.

A diálise pode ser necessária em alguns pacientes. Este tratamento realiza o trabalho que os rins fazem normalmente, ou seja, eliminar resíduos tóxicos, excesso de sal e de líquidos. Ela pode salvar vidas se os níveis de potássio estiverem perigosamente altos. A diálise também será usada se:

Na maioria dos casos, a diálise durará por pouco tempo. Raramente o dano renal é tão grande de forma que a diálise seja necessária de forma permanente.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com seu médico se a micção diminuir ou cessar, ou se tiver outros sintomas de insuficiência renal aguda.

Prevenção

Para prevenir insuficiência renal aguda:

Referências

Devarajan P. Biomarkers for assessment of renal function during acute kidney injury. In: Alpern RJ, Moe OW, Caplan M, eds. Seldin and Giebisch's The Kidney. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2013:chap 75.

Molitoris BA. Acute kidney injury. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 120.

Sharfuddin AA, Weisbord SD, Palevsky PM, Molitoris BA. Acute kidney injury. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner and Rector's The Kidney. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 31.


Data da revisão: 5/10/2016
Revisão feita por: Walead Latif, MD, nephrologist, Clinical Associate Professor, Rutgers Medical School, Newark, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com