Câncer de bexiga

Definição

O câncer de bexiga é um câncer que começa na bexiga. A bexiga é a parte do corpo que retém e libera a urina. Ela fica no centro do baixo abdome.

Nomes alternativos

Carcinoma de células transicionais da bexiga; Câncer urotelial

Causas

O câncer de bexiga geralmente começa nas células que revestem a bexiga, chamadas de células transicionais.

Esses tumores são classificados de acordo com o modo de crescimento:

A causa exata do câncer de bexiga é desconhecida. Entretanto, diversos fatores podem aumentar as chances de desenvolvê-lo:

No momento, não há evidência concreta de que adoçantes artificiais possam causar câncer de bexiga.

Sintomas

Os sintomas de câncer de bexiga podem incluir:

Outras doenças podem causar sintomas semelhantes. É importante consultar um médico para eliminar todas as outras possíveis causas.

Sinais e testes

O médico fará um exame físico, incluindo um exame pélvico e retal.

Possíveis testes incluem:

Se os exames confirmarem que você tem câncer de bexiga, serão realizados testes adicionais para verificar se o câncer se espalhou. Isso é chamado estadiamento. O estadiamento ajuda a determinar o tratamento e o acompanhamento e dá indícios sobre o que se pode esperar no futuro.

O sistema de estadiamento do tumor, linfonodo e metástase (TNM) categoriza o câncer de bexiga usando a seguinte escala:

Os tumores também são classificados de acordo com a aparência microscópica. Um tumor de alto grau cresce rapidamente e é mais provável que ocorra metástase. O câncer de bexiga pode atingir áreas próximas, incluindo:

Tratamento

O tratamento depende do estágio do câncer, da gravidade dos sintomas e de sua saúde geral.

Tratamentos para os estágios 0 e I:

Tratamentos para os estágios II e III:

A maioria dos pacientes com tumores de estágio IV não pode ser curada e a cirurgia não é adequada. Para esses pacientes, a quimioterapia é frequentemente considerada.

QUIMIOTERAPIA

A quimioterapia pode ser aplicada a pacientes com estágio II e III da doença, tanto antes quanto depois da cirurgia, para prevenir a reincidência do tumor.

Para os primeiros estágios da doença (0 e I), a quimioterapia normalmente é aplicada diretamente na bexiga.

Um cateter de Foley pode ser usado para levar o medicamento até a bexiga. Os efeitos colaterais comuns incluem irritação da parede da bexiga e dor ao urinar. Para os estágios mais avançados (II a IV), a quimioterapia é normalmente intravenosa.

IMUNOTERAPIA

O câncer de bexiga é frequentemente tratado com imunoterapia. Neste tratamento, um medicamento faz com que seu próprio sistema imunológico ataque e mate as células cancerosas. Geralmente, a imunoterapia para o câncer de bexiga é realizada usando a vacina BCG.

Como em todos os tratamentos, é possível que ocorram efeitos colaterais. Informe-se com seu médico sobre os efeitos colaterais esperados e o que fazer caso eles ocorram.

CIRURGIA

A cirurgia de câncer de bexiga inclui:

A cirurgia também pode ser realizada para ajudar o seu corpo a drenar a urina após a remoção da bexiga, incluindo:

Grupos de apoio

Você pode diminuir o estresse causado pela doença ao frequentar um grupo de apoio. Compartilhar com pessoas passando por uma experiência parecida poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

Após o tratamento para câncer de bexiga, você será rigorosamente monitorado por um médico, incluindo:

O prognóstico do paciente com câncer de bexiga depende do estágio inicial e da resposta ao tratamento do câncer.

O resultado para os estágios 0 e I é razoavelmente bom. Embora o risco de reincidência seja alto, a maior parte dos casos de câncer de bexiga que ressurge pode ser removido cirurgicamente e curado.

As taxas de cura para pessoas com tumor de estágio III são abaixo de 50%. Os pacientes com câncer de bexiga de estágio IV raramente são curados.

Complicações

O câncer de bexiga pode se espalhar para os órgãos vizinhos. Ele também pode viajar pelos linfonodos pélvicos e se espalhar para o fígado, os pulmões e os ossos. As complicações adicionais do câncer de bexiga são:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se você tiver sangue na urina ou outros sintomas de câncer de bexiga como:

Prevenção

Se você fuma, pare. O fumo pode aumentar o risco de câncer de bexiga. Evite a exposição a produtos químicos relacionados ao câncer de bexiga.

Referências

National Cancer Institute website. Bladder cancer treatment (PDQ®) - health professional version. Bethesda, MD: National Cancer Institute. www.cancer.gov/types/bladder/hp/bladder-treatment-pdq. Updated February 18, 2016. Accessed April 4, 2016.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology (NCCN guidelines): Bladder cancer. Version 2.2015. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/bladder.pdf. Accessed April 4, 2016.

Smith A, Balar AV, Milowsky MI, Chen RC. Bladder cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2014:chap 83.


Data da revisão: 3/16/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update 03/08/2018.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com