Hiponatremia

Definição

A hiponatremia é uma condição na qual a quantidade de sódio no sangue é inferior à normal.

Nomes alternativos

Hiponatremia dilucional; Hiponatremia euvolêmica; Hiponatremia hipervolêmica; Hiponatremia hipovolêmica

Causas

O sódio é encontrado principalmente nos fluidos corporais fora das células. O sódio é um eletrólito. Ele é muito importante para manter a pressão sanguínea, além de ser necessário para o funcionamento adequado de nervos, músculos e outros tecidos.

Quando a quantidade de sódio nos fluidos fora das células cai, a água entra nas células para equilibrar os níveis, causando inchaço das células pelo excesso de água. Células cerebrais são especialmente sensíveis ao inchaço, causando a maior parte dos sintomas de hiponatremia.

Na hiponatremia, o desequilíbrio entre água e sal é provocado por uma das seguintes três condições:

As causas de hiponatremia incluem:

Sintomas

Sintomas comuns incluem:

Sinais e testes

O médico fará um exame físico completo para ajudar a determinar a causa dos sintomas. Serão feitos exames de sangue e urina.

Os seguintes exames de laboratório podem confirmar a hiponatremia:

Tratamento

A causa da hiponatremia deve ser diagnosticada e tratada. Em alguns casos, o câncer pode ser a causa da condição e a radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para remover o tumor pode corrigir o desequilíbrio de sódio.

Outros tratamentos dependem do tipo específico de hiponatremia.

Os tratamentos podem incluir:

Expectativas (prognóstico)

O resultado depende da doença que está causando o problema. Em geral, a hiponatremia aguda que ocorre em menos de 48 horas é mais perigosa do que a hiponatremia que se desenvolve lentamente ao longo do tempo. Quando os níveis de sódio caem lentamente ao longo de um período de dias ou semanas (hiponatremia crônica), as células do cérebro têm tempo para ajustar e o inchaço é mínimo.

Complicações

Complicações da hiponatremia grave incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

A hiponatremia pode ser uma emergência com risco de morte. Entre em contato o seu médico imediatamente se tiver sintomas de hiponatremia.

Prevenção

Tratar a doença que está causando a hiponatremia pode ajudar.

Se você pratica algum esporte ou atividade física intensa, beba líquidos contendo eletrólitos para manter o sódio em níveis saudáveis.

Referências

Dineen R, Hannon MJ, Thompson CJ. Hyponatremia and hypernatremia. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 112.

Little M. Metabolic emergencies. In: Cameron P, Jelinek G, Kelly A-M, Brown A, Little M, eds. Textbook of Adult Emergency Medicine. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2015:section 12.


Data da revisão: 5/21/2017
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com