Hipoparatireoidismo

Definição

Hipoparatireoidismo é um distúrbio no qual as glândulas paratireoides no pescoço não produzem hormônio da paratireoide (PTH) suficiente.

Nomes alternativos

Hipocalcemia relacionada à paratireoide

Causas

Há 4 glândulas paratireoides no pescoço, adjacentes ou situadas atrás da tireoide.

As glândulas paratireoides ajudam a controlar o uso e retirada do cálcio do corpo, através do hormônio da paratireoide (PTH). O PTH ajuda a controlar os níveis de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue e nos ossos.

O hipoparatireoidismo ocorre quando as glândulas produzem PTH em quantidade insuficiente. Os níveis de cálcio no sangue caem e os níveis de fósforo sobem.

A causa mais comum de hipoparatireoidismo é lesão nas glândulas paratireoides durante uma cirurgia de tireoide ou no pescoço. Outras causas incluem:

A síndrome de DiGeorge é uma doença que ocorre em bebês na qual o hipoparatireoidismo ocorre porque todas as glândulas paratireoides estão ausentes. Além do hipoparatireoidismo, a síndrome de DiGeorge inclui outros problemas de saúde associados.

O hipoparatireoidismo familiar ocorre com outras doenças endócrinas, como insuficiência adrenal, em uma síndrome chamada síndrome autoimune poliglandular tipo I (PGA I).

Sintomas

Sintomas incluem:

Sinais e testes

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas.

Exames complementares podem incluir:

Outros testes que podem ser solicitados incluem:

Tratamento

O objetivo do tratamento é melhorar os sintomas e restaurar o equilíbrio de cálcio e mineral no corpo.

O tratamento envolve suplementos de carbonato de cálcio e vitamina D, que geralmente devem ser tomados a vida toda. Os níveis no sangue são medidos regularmente para confirmar se a dose está correta. É recomendada uma dieta com alto teor de cálcio e baixo de fósforo.

Pacientes podem apresentar ataques com risco de morte. Nesses ataques há níveis baixos de cálcio ou contrações musculares prolongadas. O tratamento geralmente envolve cálcio por via intravenosa (IV). Precauções são tomadas para evitar convulsões ou espasmos na laringe. O ritmo anormal do coração é monitorado até a pessoa se estabilizar. Quando o ataque de alto risco tiver sido controlado, o tratamento continua com remédio tomado por via oral.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico é geralmente bom se o diagnóstico for feito precocemente. Contudo, em crianças que não tiveram hipoparatireoidismo diagnosticado durante a fase de crescimento, as alterações nos dentes, catarata e calcificações no cérebro não podem ser revertidas.

Complicações

O hipoparatireoidismo em crianças pode levar a deficiência no crescimento, dentes anormais e desenvolvimento mental lento.

O tratamento com vitamina D e cálcio em dose excessiva pode causar hipercalcemia (alto nível de cálcio no sangue) e às vezes pode interferir na função renal, ou mesmo causar insuficiência renal.

O hipoparatireoidismo aumenta o risco de:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se desenvolver quaisquer sintomas de hipoparatireoidismo.

Convulsões ou problemas respiratórios são uma emergência. Ligue para um número de emergência como 192 imediatamente.

Referências

Clarke BL, Brown EM, Collins MT, et al. Epidemiology and diagnosis of hypoparathyroidism. J Clin Endocrinol Metab. 2016;101(6):2284-2299. PMID: 26943720 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26943720.

Darr EA, Sritharan N, Pellitteri PK, Sofferman RA, Randolph GW. Management of parathyroid disorders. In: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Cummings Otolaryngology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 124.

Thakker RV. The parathyroid glands, hypercalcemia and hypocalcemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 245.


Data da revisão: 5/2/2016
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com