Hipercalcemia

Definição

Hipercalcemia é o excesso de cálcio no sangue.

Nomes alternativos

Cálcio - elevado; Níveis aumentados de cálcio; Hiperparatireoidismo - hypercalcemia

Causas

O hormônio da paratireoide (PTH) e a vitamina D ajudam a controlar o equilíbrio do cálcio no corpo.

A causa mais comum de hipercalcemia é a liberação aumentada de PTH pelas paratireoides. O excesso de PTH pode ocorrer devido a:

Outras condições médicas que também podem causar hipercalcemia incluem:

Homens e mulheres de todas as idades podem apresentar hipercalcemia. No entanto, mulheres com mais de 50 anos têm maior risco. Na maioria dos casos, a hipercalcemia é decorrente do hiperparatireoidismo primário.

Sintomas

A condição é mais frequentemente diagnosticada em estágio inicial através de exames de sangue de rotina. A maioria das pessoas não tem sintomas.

Os sintomas podem variar, dependendo da causa e da duração da hipercalcemia. Eles podem incluir:

Sinais e exames

Um diagnóstico preciso é necessário em casos de hipercalcemia. Pacientes com cálculos renais devem realizar exames complementares para investigação de hipercalcemia.

Tratamento

O tratamento visa a causa da hipercalcemia sempre que possível. Nas pessoas com hiperparatireoidismo primário, pode ser necessário realizar uma cirurgia para retirar a glândula paratireoide anormal, curando a hipercalcemia.

Contudo, se a hipercalcemia for moderada, seu médico poderá considerar a opção de monitorar a doença. Discuta com o seu médico se essa abordagem é adequada para você.

A hipercalcemia grave que causa sintomas e exige internação é geralmente tratada com:

Expectativas (prognóstico)

O sucesso do tratamento depende da causa da hipercalcemia. Pacientes com hiperparatireoidismo moderado ou hipercalcemia com uma causa tratável obtêm êxito no tratamento e geralmente não têm complicações.

Pacientes com hipercalcemia causada por doenças tais como câncer ou sarcoidose podem não ter sucesso, mas isso geralmente se deve à própria doença e não à hipercalcemia.

Complicações

Doença gastrointestinal

Rim

Psicológicas

Esqueléticas

Essas complicações da hipercalcemia de longo prazo são incomuns nos dias de hoje.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se tiver:

Prevenção

A maioria das causas da hipercalcemia não pode ser evitada. Mulheres acima dos 50 anos devem consultar o médico regularmente e fazer exame de sangue para verificar os níveis de cálcio caso tenham sintomas de hipercalcemia.

Converse com o seu médico sobre a dose adequada de cálcio e vitamina D para você.

Referências

Bringhurst FR, Demay MB, Kronenberg HM. Hormones and disorders of mineral metabolism. In: Melmed S, Polonsky KS, Crane RT, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 28.

Ferri FF. Milk-alkali syndrome. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2016. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:803.

Thakker RV. The parathyroid glands, hypercalcemia, and hypocalcemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman' s Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 245.


Data da revisão: 2/3/2016
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com