Hipotireoidismo

Definição

Hipotireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide não produz hormônio da tireoide suficiente.

Nomes alternativos

Mixedema; Hipotireoidismo adulto

Causas

A glândula tireoide está localizada na frente do pescoço, logo abaixo da laringe. Ela libera hormônios que controlam o metabolismo.

O hipotireoidismo ou tireoide sub-reativa é mais comum em mulheres e pessoas com mais de 50 anos.

A causa mais comum do hipotireoidismo é a tireoidite. Inchaço e inflamação danificam as células da glândula tireoide.

Causas desse problema incluem:

Outras causas de hipotireoidismo incluem:

Sintomas

Primeiros sintomas:

Sintomas tardios, se deixados sem tratamento:

Sinais e exames

Um exame físico pode revelar uma glândula tireoide menor que o normal, embora às vezes a glândula tenha o tamanho normal ou até mesmo ampliado (bócio). O exame também pode revelar:

Os exames laboratoriais para determinar a função da tireoide incluem:

Outros exames podem ser feitos:

Tratamento

O objetivo do tratamento é repor o hormônio da tireoide que está faltando. A levotiroxina é a medicação usada mais comumente.

Ao iniciar o medicamento, o médico poderá verificar seus níveis de hormônio a cada 2 ou 3 meses. Depois disso, os níveis de hormônio da tireoide devem ser monitorados pelo menos anualmente.

Coisas importantes que devem ser lembradas ao tomar hormônio para tireoide:

Enquanto estiver fazendo terapia para reposição de hormônio da tireoide, informe ao médico se tiver algum sintoma que sugira que a sua dose está muito alta, por exemplo:

O coma mixedematoso é uma emergência médica que ocorre quando o nível de hormônios da tireoide no corpo fica muito baixo. É tratado com reposição de hormônio da tireoide por via intravenosa. Alguns pacientes podem precisar de terapia de apoio (oxigênio, auxílio à respiração, reposição de fluidos) e enfermagem com cuidados intensivos.

Expectativas (prognóstico)

Na maioria dos casos, os níveis de hormônio da tireoide voltam ao normal com o tratamento adequado. Contudo, você deve fazer reposição de hormônio da tireoide pelo resto da vida.

O coma mixedematoso pode resultar em morte.

Complicações

O coma mixedematoso, a forma mais grave de hipotireoidismo, é raro. Pode ser causado por uma infecção, doença, exposição ao frio ou certos medicamentos em pessoas com hipotireoidismo sem tratamento.

Sintomas e sinais de coma mixedematoso incluem:

Outras complicações são:

Pessoas com hipotireoidismo não tratado têm risco maior de:

Pessoas tratadas com excesso de hormônio para a tireoide têm risco de sofrer de angina ou ataque cardíaco, bem como osteoporose (enfraquecimento dos ossos).

Consultar seu médico

Consulte o seu médico se tiver sintomas de hipotireoidismo (ou mixedema).

Se estiver tratando hipotireoidismo, consulte o médico se:

Prevenção

Não há prevenção para hipotireoidismo.

Testes de triagem para recém-nascidos podem detectar o hipotireoidismo que está presente desde o nascimento (hipotireoidismo congênito).

Referências

Brent GA, Davies TF. Hypothyroidism and thyroiditis. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, et al. Williams Textbook of Endocrinology. 12th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2011:chap 13.

Kim M, Ladenson P. Thyroid. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Cecil Medicine. 24th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2011:chap 233.


Data da revisão: 4/23/2015
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Internal review and update on 07/24/2016 by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com