Doença de Cushing

Definição

A doença de Cushing é uma condição na qual a glândula pituitária libera níveis elevados de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). A glândula pituitária, também chamada hipófise, é um órgão do sistema endócrino.

A doença de Cushing é uma forma da síndrome de Cushing. Outras formas da síndrome de Cushing incluem síndrome de Cushing exógena, síndrome de Cushing causada por um tumor adrenal e síndrome de Cushing devida à secreção ectópica de ACTH.

Nomes alternativos

Cushing pituitário; Adenoma secretor de ACTH

Causas

A doença de Cushing é causada por um tumor ou crescimento excessivo (hiperplasia) da glândula pituitária, localizada na base do cérebro. Um tipo de tumor chamado adenoma é a causa mais comum. Um adenoma é um tumor benigno.

Na doença de Cushing, há liberação em excesso do ACTH. Este hormônio estimula a produção e a liberação do cortisol, um hormônio do estresse. A liberação excessiva de ACTH leva à produção excessiva de cortisol pelas adrenais.

O cortisol é liberado normalmente durante situações de estresse. Ele controla o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, além de ajudar a reduzir a resposta do sistema imunológico à inflamação.

Sintomas

Os sintomas incluem:

Alterações cutâneas frequentes incluem:

Alterações musculares e ósseas incluem:

Mulheres podem apresentar:

Homens podem apresentar:

Outros sintomas que podem ocorrer incluem:

Sinais e exames

O seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.

Os exames são feitos para confirmar se há excesso de cortisol no corpo, para então determinar a causa.

Os seguintes exames podem confirmar o excesso de cortisol:

Os seguintes exames podem ajudar a determinar a causa:

Outros testes que podem ser realizados incluem:

Tratamento

O tratamento envolve cirurgia para retirar o tumor pituitário, se possível. Após a cirurgia, a pituitária pode começar lentamente a funcionar novamente e voltar ao normal.

Durante o processo de recuperação você pode precisar de tratamento para reposição de cortisol, até que a glândula volte a produzir ACTH.

Tratamento por radiação da glândula pituitária também pode ser usado se a retirada do tumor não puder ser completa.

Se o tumor não responder à cirurgia ou radiação, você pode tomar medicamentos para impedir que seu corpo produza cortisol.

Se esses tratamentos não forem bem-sucedidos, as glândulas adrenais podem ter que ser removidas para impedir a produção de altos níveis de cortisol. A remoção das adrenais pode causar aumento importante do tumor pituitário (síndrome de Nelson).

Expectativas (prognóstico)

Não tratada, a doença de Cushing pode provocar grave enfermidade, até mesmo a morte. A retirada do tumor pode levar à plena recuperação, mas o tumor pode crescer novamente.

Complicações

Complicações incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se desenvolver sintomas da doença de Cushing.

Se você já tiver retirado um tumor pituitário, procure-o se tiver sinais de complicações, inclusive sinais de que o tumor voltou.

Referências

Molitch ME. Anterior pituitary. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 224.

Stewart PM, Newell-Price JDC. The adrenal cortex. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 15.


Data da revisão: 5/7/2017
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com