Hemocromatose

Definição

Hemocromatose é uma condição em que há excesso de ferro no organismo.

Nomes alternativos

Sobrecarga de ferro; Transfusão de sangue - hemocromatose

Causas

A hemocromatose pode ser uma desordem genética de transmissão hereditária.

A hemocromatose também pode ocorrer como resultado de:

A hemocromatose afeta mais os homens do que as mulheres. Ela é especialmente comum em caucasianos descendentes de europeus ocidentais.

Sintomas

Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:

Sinais e exames

O médico realizará um exame físico. O exame pode demonstrar aumento do fígado e baço, além de alterações da cor da pele.

Exames de sangue podem ajudar a fazer o diagnóstico. Os testes podem incluir:

Outros testes podem incluir:

A condição pode ser confirmada e tratada com uma biópsia do fígado ou flebotomia.

Se for confirmado um defeito genético, outros exames de sangue podem ser usados para determinar se outros membros da família têm risco de desenvolver esta condição.

Tratamento

O objetivo do tratamento é retirar o excesso de ferro do corpo e tratar qualquer dano causado aos órgãos.

Um procedimento chamado flebotomia é o melhor método para retirar o excesso de ferro do corpo.

A frequência desse procedimento dependerá dos sintomas e dos níveis séricos de hemoglobina e ferritina e de quanto ferro você ingere na dieta.

Em homens, terapia hormonal com testosterona pode ajudar a melhorar a perda do desejo sexual e alterações das características sexuais secundárias.

Outras condições como diabetes, artrite, insuficiência hepática e insuficiência cardíaca devem ser tratadas apropriadamente.

Se você for diagnosticado com hemocromatose, deve seguir uma dieta especial para reduzir a quantidade de ferro absorvida pelo trato digestivo. Seu médico ou nutricionista recomendará:

Expectativas (prognóstico)

A sobrecarga de ferro não tratada pode causar danos ao fígado.

O ferro extra também pode se depositar em outras áreas do corpo, incluindo glândula tireoide, testículos, pâncreas, glândula pituitária, coração ou articulações. O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações, tais como doença hepática, doença cardíaca, artrite ou diabetes.

O sucesso do tratamento depende do quanto o órgão foi danificado. Parte do dano causado ao órgão pode ser revertido quando a hemocromatose é detectada nos primeiros estágios e tratada agressivamente com flebotomia.

Complicações

Complicações incluem:

A doença pode levar ao desenvolvimento de:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se desenvolver sintomas de hemocromatose.

Marque uma consulta com seu médico para triagem caso um familiar tenha sido diagnosticado com hemocromatose.

Prevenção

A triagem de familiares de uma pessoa diagnosticada com hemocromatose pode detectar a doença precocemente. O tratamento precoce pode prevenir dano de órgãos nos outros membros da família afetados.

Referências

Bacon BR, Britton RS. Hemochromatosis. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease: Pathophysiology/Diagnosis/Management. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 75.

Ferri FF. Hemochromatosis. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2016. Philadelphia: PA: Elsevier; 2016:585-586.


Data da revisão: 3/16/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com