Síndrome do intestino irritável

Definição

A síndrome do intestino irritável é uma doença que envolve dor abdominal e alterações dos movimentos intestinais.

A síndrome do intestino irritável não é a mesma condição que a doença inflamatória intestinal.

Nomes alternativos

Cólon espástico; Cólon irritável; Colite mucosa; Colite espástica

Causas

Não é claro o motivo pelo qual pacientes desenvolvem a síndrome do intestino irritável mas, em alguns casos, ela ocorre depois de uma infecção intestinal (pós-infecciosa). Também pode haver outros desencadeadores, incluindo estresse.

O intestino é conectado ao cérebro por meio de hormônios e de sinais nervosos. Estes sinais afetam a função intestinal e podem desencadear sintomas. Pode haver maior atividade do sistema nervoso durante um período de estresse, fazendo com que os intestinos fiquem mais sensíveis e tenham mais contrações.

A síndrome do intestino irritável pode ocorrer em qualquer idade, mas frequentemente começa na adolescência e no início da fase adulta. Ela é duas vezes mais comum em mulheres, sendo uma das principais causas que levam pacientes a consultar um médico especialista em gastroenterologia.

Sintomas

Os sintomas variam de brandos a graves. A maioria das pessoas tem sintomas brandos. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Os sintomas devem estar presentes por pelo menos 3 dias por mês por um período de 3 meses ou mais para que o diagnóstico possa ser considerado.

Os principais sintomas incluem:

Dor e outros sintomas geralmente melhoram ou desaparecem após a evacuação. Os sintomas podem aparecer quando há uma alteração na frequência dos movimentos intestinais.

Pessoas com síndrome do intestino irritável podem alternar entre constipação e diarreia, ou ter um desses problemas predominantemente.

Em algumas pessoas, os sintomas podem se agravar por algumas semanas ou um mês e diminuir por um tempo. Em outras pessoas, os sintomas se manifestam na maior parte do tempo.

Você também pode perder o apetite se você tiver síndrome do intestino irritável. No entanto, sangue nas fezes e a perda de peso não intencional não fazem parte do quadro na maioria dos casos.

Sinais e testes

Não existe um teste para diagnosticar a síndrome do intestino irritável. Na maior parte do tempo, seu médico poderá fazer o diagnóstico com base nos sintomas. Seguir uma dieta sem lactose por 2 semanas pode ajudar o médico a avaliar se há possível deficiência de lactase (ou intolerância à lactose).

Os seguintes testes podem ser solicitados para descartar outros problemas:

O seu médico poderá solicitar uma colonoscopia. Durante o exame, um tubo flexível é inserido através do ânus para visualização do cólon. Você poderá precisar desse exame se:

Outros transtornos que podem causar sintomas similares incluem:

Tratamento

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas.

Mudanças de estilo de vida podem ser úteis em alguns casos de síndrome do intestino irritável. Por exemplo, exercícios regulares e hábitos melhores de sono podem reduzir a ansiedade e ajudar a aliviar sintomas intestinais.

Mudanças na dieta podem ser úteis. No entanto, nenhuma dieta específica pode ser recomendada, já que a condição difere de uma pessoa para outra. As seguintes mudanças podem ajudar:

Converse com o seu médico antes de tomar medicamentos de venda livre.

Nenhum medicamento funciona para todos os pacientes. Os medicamentos que seu médico pode prescrever incluem:

Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.

A ajuda de um psicólogo pode ser útil em casos de ansiedade ou depressão.

Expectativas (prognóstico)

A síndrome do intestino irritável pode ser uma doença para a vida toda. Para algumas pessoas, os sintomas são incapacitantes e reduzem a capacidade de trabalhar, viajar e comparecer a eventos sociais.

Os sintomas frequentemente melhoram com o tratamento.

A síndrome do intestino irritável não causa danos permanentes ao intestino e não leva a uma doença grave, como o câncer.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se você tiver sintomas de síndrome de intestino irritável ou se você observar uma alteração persistente no seu hábito intestinal.

Referências

Ferri FF. Irritable bowel syndrome. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2016. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2015:723-4.

Mayer EA. Functional gastrointestinal disorders. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 137.

Wilkins T, Pepitone C, Alex B, et al. Diagnosis and management of IBS in adults. Am Fam Physician. 2012;86(5):419-26. PMID: 22963061 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22963061.


Data da revisão: 4/20/2015
Revisão feita por: Subodh K. Lal, MD, gastroenterologist at Gastrointestinal Specialists of Georgia, Austell, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com