Câncer gástrico

Definição

O câncer gástrico é um tipo de câncer que começa no estômago.

Nomes alternativos

Câncer - estômago; Câncer estomacal; Carcinoma gástrico; Adenocarcinoma do estômago

Causas

Muitos tipos diferentes de câncer podem ocorrer no estômago. O tipo mais comum é chamado adenocarcinoma, que começa de um dos tipos mais comuns de células encontradas no revestimento interno do estômago.

O adenocarcinoma do estômago é um câncer comum do trato digestivo em todo o mundo. Ele ocorre principalmente em homens acima dos 40 anos. Essa forma de câncer gástrico é mais frequentemente encontrada em pessoas do leste da Ásia, partes da América do Sul e Europa central e leste.

Nos Estados Unidos, a incidência desse tipo de câncer tem diminuído com o passar dos anos. Especialistas acreditam que a queda na incidência pode estar relacionada ao fato de as pessoas estarem comendo menos alimentos com sal, conservados e defumados.

É mais provável você que seja diagnosticado com câncer gástrico se você:

Sintomas

Os sintomas do câncer de estômago podem incluir qualquer um dos seguintes:

Sinais e testes

O diagnóstico é muitas vezes adiado porque os sintomas podem não ocorrer nos estágios iniciais da doença. Além disso, muitos dos sintomas não indicam câncer gástrico especificamente. Pacientes frequentemente tratam por conta própria sintomas que podem ser comuns a outros distúrbios gástricos menos graves (inchaço, gases, azia e sensação de plenitude).

Os seguintes testes podem ajudar a diagnosticar câncer gástrico:

Tratamento

A remoção cirúrgica do estômago (gastrectomia) é o tratamento curativo padrão do adenocarcinoma de estômago. Quimioterapia e radioterapia após a cirurgia podem melhorar a chance de cura.

Para pacientes que não sobreviveriam a uma cirurgia, a quimioterapia ou a radioterapia podem melhorar os sintomas e prolongar a sobrevida, mas provavelmente não curarão o câncer. Para alguns pacientes, um procedimento cirúrgico de bypass pode aliviar os sintomas.

Grupos de apoio

Você pode reduzir o estresse da doença participando de um grupo de apoio. Compartilhar com outros que têm experiências e problemas em comum pode ajudar você a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico varia dependendo do grau de invasão e metástase quando o diagnóstico é confirmado. Os tumores no estômago inferior são curados com mais frequência do que aqueles no estômago superior. A profundidade de invasão do tumor na parede do estômago e o envolvimento dos nódulos linfáticos também influenciam as chances de cura.

Quando o tumor está disseminado para fora do estômago (metástase), cura é menos provável. O tratamento é então direcionado à melhoria dos sintomas.

Complicações

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se sintomas de câncer gástrico aparecerem.

Prevenção

Programas de triagem em massa foram bem-sucedidos na descoberta da doença nos estágios precoces no Japão, onde o risco de câncer gástrico é muito mais alto do que nos Estados Unidos. O valor da triagem nos Estados Unidos e em outros países com taxas menores de câncer gástrico não está claro.

Fatores que podem ajudar a reduzir seu risco de câncer gástrico:

Referências

Abrams JA, Quante M. Adenocarcinoma of the stomach and other gastric tumors. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease: Pathophysiology/Diagnosis/Management. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 54.

Gunderson LL, Donohue JH, Alberts SR. Ashman JB, Jaroszewski DE, eds. Cancer of the stomach and gastroesophageal junction. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 75.

National Cancer Institute. Gastric cancer treatment (PDQ) - health professional version. Updated June 30, 2016. cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/gastric/HealthProfessional. Accessed December 21, 2016.


Data da revisão: 11/10/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com