Pancreatite crônica

Definição

A pancreatite crônica é uma inflamação do pâncreas que não cura nem melhora, piora com o tempo e leva a dano permanente.

Nomes alternativos

Insuficiência pancreática; Pancreatite - crônica - alta

Causas

O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago que produz substâncias químicas (chamadas enzimas) necessárias para digerir o alimento. Ele também produz hormônios, como insulina e glucagon.

Quando a inflamação e a fibrose do pâncreas ocorrem, o órgão não é mais capaz de produzir a quantidade certa dessas enzimas. Consequentemente, seu corpo pode não ser capaz de digerir gordura ou outros elementos importantes dos alimentos.

O dano às partes do pâncreas que produzem a insulina pode levar ao diabetes.

A condição é mais frequentemente causada por abuso de álcool durante muitos anos. Episódios repetidos de pancreatite aguda podem levar à pancreatite crônica. A genética pode ser um fator em alguns casos. Às vezes, a causa não é conhecida.

Outras condições que têm sido associadas à pancreatite crônica:

A pancreatite crônica ocorre mais frequentemente em homens do que em mulheres. A condição se desenvolve mais frequentemente em pessoas com idade entre 30 e 40 anos.

Sintomas

Os sintomas incluem:

DOR ABDOMINAL

PROBLEMAS DIGESTIVOS

Sinais e exames

Os exames para pancreatite incluem:

Testes que podem determinar a causa da pancreatite:

Testes de imagem que podem mostrar edema, fibrose ou outras alterações do pâncreas podem ser vistos em:

Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (ERCP) é um procedimento realizado para a visualização dos dutos pancreáticos, realizado através de um endoscópio.

Tratamento

Pessoas com dor severa ou que estão perdendo peso podem ter que ficar internadas no hospital para:

Ter a dieta certa é importante para as pessoas com pancreatite crônica para manter um peso saudável e receber as vitaminas e minerais necessários. Um nutricionista pode ajudar criando uma dieta que inclua:

O médico pode prescrever enzimas, que você deve tomar com cada refeição. As enzimas ajudam a digerir melhor os alimentos e a ganhar peso.

Evite fumar e tomar bebidas alcoólicas, mesmo se sua pancreatite for leve.

Outros tratamentos podem envolver:

Cirurgia pode ser recomendada caso seja encontrada uma obstrução. Em casos graves, parte ou todo o pâncreas pode ser retirado.

Expectativas (prognóstico)

Trata-se de uma doença grave que pode levar a invalidez e morte. Você pode reduzir o risco evitando álcool.

Complicações

Complicações incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se:

Prevenção

Determinar a causa da pancreatite aguda e tratá-la rapidamente pode ajudar a evitar a pancreatite crônica. Não tomar muita bebida alcoólica reduz o risco de desenvolver essa doença.

Referências

Forsmark CE. Pancreatitis. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 144.

Fosmark CE. Chronic pancreatitis. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 59.


Data da revisão: 10/27/2015
Revisão feita por: Subodh K. Lal, MD, gastroenterologist at Gastrointestinal Specialists of Georgia, Austell, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com