Pericardite

Definição

Pericardite é uma condição na qual há inflamação do pericárdio, o invólucro do coração em formato de saco.

Causas

A pericardite afeta mais comumente homens entre os 20 e 50 anos de idade. Na maioria dos casos, a causa é desconhecida ou não pode ser identificada.

A pericardite é frequentemente uma complicação de infecções como:

Além disso, a pericardite pode estar associada a doenças como:

Outras causas incluem:

Sintomas

Dor no peito está quase sempre presente. A dor:

Você pode ter febre, calafrios ou sudorese se a condição for causada por uma infecção.

Outros sintomas incluem:

Sinais e testes

Ao auscultar o coração com um estetoscópio, o médico pode ouvir um som chamado atrito pericárdico. Os sons do coração podem estar fracos ou distantes. Pode haver outros sinais de líquido no pericárdio (efusão pericárdica).

Se o distúrbio for grave, pode haver:

Os seguintes exames podem ser realizados para avaliar o coração e o tecido ao redor dele (pericárdio):

Para investigar dano do músculo cardíaco, o médico pode solicitar um teste da troponina I. Outros testes de laboratório podem incluir:

Tratamento

Se possível, a causa da pericardite deve ser identificada.

Altas doses de anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno são comumente prescritas com um medicamento chamado colchicina. Tais medicamentos diminuirão a dor e reduzirão a inflamação do pericárdio. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.

Se a causa da pericardite é uma infecção:

Outros medicamentos que podem ser prescritos pelo seu médico são:

Se o acúmulo de fluido faz com que o coração funcione mal, o tratamento pode incluir:

Uma cirurgia chamada pericardiectomia pode ser necessária se a pericardite for duradoura, voltar após o tratamento ou causar cicatrizes ou constrição do tecido ao redor do coração. A operação envolve cortar ou remover parte do pericárdio.

Expectativas (prognóstico)

A pericardite pode variar de casos brandos que se melhoram por si mesmos a casos que colocam a vida em risco. A condição pode ser complicada por acúmulo significativo de líquido ao redor do coração e funcionamento cardíaco insatisfatório.

O prognóstico é bom se o distúrbio for tratado imediatamente. A maioria das pessoas se recupera em 2 semanas a 3 meses. No entanto, a pericardite pode voltar. Isso é chamado de pericardite recorrente, ou crônica, se os sintomas ou episódios continuarem.

Cicatrização e espessamento do pericárdio e do músculo cardíaco (pericardite constritiva) pode ocorrer quando a doença é grave, podendo causar sintomas no longo prazo semelhantes aos da insuficiência cardíaca.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se tiver sintomas de pericardite. Este distúrbio geralmente não apresenta risco de morte, mas pode colocar a vida em risco se não for tratado adequadamente.

Prevenção

Muitos casos não podem ser evitados.

Referências

Imazio M, Gaita F, LeWinter M. Evaluation and treatment of pericarditis: A systematic review. JAMA. 2015; 314(14):1498-1506. PMID: 26461998 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26461998.

LeWinter MM, Hopkins WE. Pericardial diseases. In: Mann DL, Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Braunwald E, eds. Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 71.


Data da revisão: 2/24/2016
Revisão feita por: Michael A. Chen, MD, PhD, Associate Professor of Medicine, Division of Cardiology, Harborview Medical Center, University of Washington Medical School, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com