Câncer de pulmão de pequenas células

Definição

O câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) é um tipo de câncer pulmonar de crescimento rápido. Ele se dissemina muito mais rapidamente do que o câncer de pulmão de não células pequenas.

Existem dois tipos diferentes de câncer de pulmão de pequenas células:

A maioria dos cânceres pulmonares de pequenas células é do tipo grão de aveia.

Nomes alternativos

Câncer - pulmão - pequenas células; Câncer pulmonar de pequenas células; CPPC; Carcinoma microcítico; Carcinoma de pulmão de células pequenas

Causas

Aproximadamente 15% de todos os casos de câncer pulmonar são cânceres pulmonares de pequenas células. O câncer pulmonar de pequenas células é ligeiramente mais comum em homens do que em mulheres.

Quase em todos os casos de CPPC são devidos ao hábito de fumar. O CPPC é muito raro naqueles que nunca fumaram.

O CPPC é a forma mais agressiva de câncer pulmonar. Ele geralmente inicia nos tubos respiratórios (brônquios) no centro do tórax. Embora as células de câncer sejam pequenas, elas crescem mais rapidamente e criam tumores grandes. Esses tumores frequentemente se disseminam rapidamente por outras partes do corpo (metástase), incluindo o cérebro, o fígado e os ossos.

Sintomas

Sintomas do CPPC incluem:

Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença, principalmente em estágio avançado, incluem:

Sinais e testes

Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico. Ele perguntará se você fuma e, em caso afirmativo, quanto e desde quando você fuma.

Quando auscultar seu tórax com um estetoscópio, seu médico pode às vezes identificar líquido ao redor dos pulmões ou áreas de colapso pulmonar parcial. Cada um desses achados pode sugerir câncer.

O câncer pulmonar de pequenas células geralmente já se disseminou para outras partes do seu corpo no momento em que é diagnosticado.

Os testes que podem ser realizados incluem:

Na maioria dos casos, uma amostra do tecido pulmonar será retirada para exame sob um microscópio. Esse procedimento é denominado biópsia. Há várias maneiras de se fazer isso:

Geralmente, se uma biópsia revela câncer, mais testes de imagem são feitos para descobrir o estágio do câncer. Estágio representa o tamanho do tumor e até onde ele se disseminou. O CPPC é classificado como:

A maioria dos casos é extensiva.

Tratamento

Como o CPPC se dissemina rapidamente por todo o corpo, o tratamento deve incluir drogas que matam o câncer (quimioterapia) geralmente por via intravenosa (IV).

A combinação de quimioterapia e radioterapia pode ser feita para pessoas com CPPC com metástase (maioria dos casos). Nesse caso, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas e prolongar a sobrevida, mas não cura a doença.

A radioterapia pode ser usada com quimioterapia se não for possível fazer uma cirurgia. A radioterapia usa raios X ou outras formas de radiação para matar as células cancerosas.

A radiação pode ser usada para:

Frequentemente, o CPPC pode já ter se disseminado para o cérebro, mesmo quando não há sintomas ou outros sinais de câncer no cérebro. Como resultado, radioterapia no cérebro pode ser ministrada em alguns pacientes com cânceres menores ou naqueles que tiveram uma boa resposta na primeira sessão de quimioterapia. Esse tratamento é feito para prevenir que o câncer se espalhe para o cérebro.

Como a doença geralmente já se disseminou no momento em que é diagnosticada, a cirurgia ajuda apenas um pequeno número de pessoas com CPPC. Ela poderá ser feita quando houver somente um tumor que não foi disseminado. Mesmo que a cirurgia seja feita, a quimioterapia ou a radioterapia continuarão sendo necessárias.

Grupos de apoio

Você pode aliviar o estresse da doença juntando-se a um grupo de apoio. Compartilhar com outros que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Expectativa (prognóstico)

O prognóstico depende de quanto o câncer pulmonar se disseminou. Esse tipo de câncer tem mortalidade alta. Poucas pessoas com esse tipo de câncer ainda vivem 5 anos depois do diagnóstico.

O tratamento frequentemente pode prolongar a vida de 6 a 12 meses, mesmo quando o câncer já tiver se espalhado.

Em casos raros, se diagnosticado é precoce, o tratamento pode resultar em cura no longo prazo.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se tiver sintomas de câncer pulmonar, especialmente se você fuma.

Prevenção

Se você fuma, pare de fumar. Se você está tendo dificuldade em parar de fumar, converse com o seu médico. Existem muitos métodos para ajudá-lo, desde grupos de apoio até medicamentos prescritos. Tente também evitar o fumo passivo.

Se você fuma ou fumou no passado, converse com o seu médico sobre exames de triagem e diagnóstico precoce de câncer de pulmão. Uma tomografia computadorizada to tórax poderá ser solicitada.

Referências

Horn L, Eisenberg R, Gius D, et al. Cancer of the lung. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014:chap 72.

National Cancer Institute. PDQ Small cell lung cancer treatment. Bethesda, MD. www.cancer.gov. Date last modified January 23, 2015. http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/small-cell-lung/healthprofessional. Accessed October 7, 2015.

National Comprehensive Cancer Network. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology: Small cell lung cancer. Version 1.2016. http://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/sclc.pdf. Accessed October 7, 2015.

Silvestri GA, Pastis NJ, Tanner NT, Jett JR. Clinical aspects of lung cancer. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 53.


Data da revisão: 8/1/2015
Revisão feita por: Yi-Bin Chen, MD, Leukemia/Bone Marrow Transplant Program, Massachusetts General Hospital, Boston, MA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com