Carbúnculo

Definição

Carbúnculo é uma infecção da pele que com frequência envolve um grupo de folículos capilares. O material infeccionado forma uma massa localizada profundamente na pele, frequentemente contendo pus.

Quando a pessoa tem muitos carbúnculos, a doença é chamada de carbunculose.

Nomes alternativos

Infecção da pele - estafilococos; Infecção - pele - estafilococos; Infecção cutânea estafilocócica; Carbunculose

Causas

A maioria dos carbúnculos é causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo).

Um carbúnculo é formado por diversos furúnculos. A massa infeccionada é composta por líquido, pus e tecido morto. Pode haver drenagem de fluido, mas algumas vezes o carbúnculo é tão profundo que a drenagem não é espontânea.

Os carbúnculos podem se desenvolver em qualquer lugar, mas são mais comuns nas costas e na nuca. Homens desenvolvem mais carbúnculos do que mulheres.

Como a doença é contagiosa, vários familiares podem desenvolver carbúnculos ao mesmo tempo. Em geral, a causa do carbúnculo é indeterminada.

Você tem maior probabilidade de ter um carbúnculo se tiver:

Pessoas com diabetes, dermatite e sistema imunológico enfraquecido correm um risco maior de desenvolver infecções estafilocócicas que possam causar carbúnculos.

O estafilococo é ocasionalmente encontrado no nariz. Pode haver recorrência do carbúnculo se o antibiótico usado no tratamento não for capaz de eliminar as bactérias do nariz.

Sintomas

Um carbúnculo é um nódulo ou massa inchado sob a pele. Ele pode ser pequeno como uma ervilha ou grande como uma bola de golfe. O carbúnculo pode ser vermelho, apresentar irritação e provocar dor quando tocado.

Ele também pode:

Em alguns casos, outros sintomas podem se manifestar. Isso pode incluir:

Sinais e testes

O médico examinará sua pele. O diagnóstico é principalmente baseado na aparência da pele. Uma amostra do pus pode ser enviada ao laboratório para determinar a bactéria que está causando a infecção e para ajudar seu médico a determinar o tratamento apropriado.

Tratamento

Geralmente, a drenagem do carbúnculo é a primeira etapa do tratamento. Isso em geral ocorre naturalmente em menos de duas semanas.

Colocar um pano úmido e morno sobre o carbúnculo ajuda a drená-lo, o que acelera a cicatrização. Umedeça suavemente a área com um pano úmido e morno diversas vezes ao dia. Nunca esprema um furúnculo ou tente cortá-lo em casa pois tais procedimentos podem fazer com que a infecção se espalhe e piore seu estado.

Você precisará de tratamento se o carbúnculo:

O tratamento ajuda a reduzir as complicações relacionadas a uma infecção. O médico poderá receitar:

Lesões maiores ou mais profundas podem precisar ser drenadas por um médico.

Manter uma higiene adequada é muito importante para impedir que a infecção se espalhe.

Expectativas (prognóstico)

Alguns carbúnculos podem curar sozinhos. Outros geralmente respondem bem ao tratamento.

Complicações

Complicações raras dos carbúnculos incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

Prevenção

Uma boa saúde geral e higiene adequada podem ajudar a evitar algumas infecções cutâneas estafilocócicas. Essas infecções são contagiosas e por isso é importante ter cuidado para evitar que a bactéria seja transmitida para outras pessoas.

Se você apresentar carbúnculos frequentemente, o médico pode receitar antibióticos para evitá-los.

Se você é portador de estafilococo, o seu médico poderá prescrever antibióticos para prevenir infecções futuras.

Referências

Habif TP. Bacterial infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 9.

Marchetti MA, Wilson B. Dermatologic conditions. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee & Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 26.

Pallin DJ, Nassisi D. Skin and soft tissue infections. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 137.


Data da revisão: 5/2/2017
Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com