Carcinoma de células renais

Definição

O carcinoma de células renais é um tipo de câncer que começa no revestimento de tubos muito pequenos (túbulos) nos rins.

Nomes alternativos

Câncer renal; Câncer de rim; Hipernefroma; Adenocarcinoma de células renais; Câncer - rim

Causas

O carcinoma de células renais é o tipo mais comum de câncer renal em adultos. Ele ocorre principalmente em homens entre 50 e 70 anos.

A causa exata é desconhecida.

Fatores que aumentam o risco de câncer de rim incluem:

Sintomas

Sintomas podem incluir:

Sinais e testes

O médico realizará um exame físico. Ele pode revelar:

Exames complementares podem incluir:

Os seguintes exames podem ser realizados para saber se o câncer se espalhou:

Tratamento

É recomendável a remoção cirúrgica de todo o rim ou parte dele (nefrectomia). A cirurgia também pode incluir remoção da bexiga e dos tecidos ou linfonodos circundantes. A cura é improvável, a menos que todo o câncer seja removido com cirurgia. No entanto, mesmo que não seja possível retirar todo o tumor, a cirurgia ainda é benéfica.

A quimioterapia geralmente não é eficaz para o tratamento do carcinoma de células renais. Entretanto, medicamentos que atuam na modulação do sistema imune, como interleucina-2 (IL-2) e nivolumabe, podem funcionar para alguns pacientes. Medicamentos que alteram a formação de novos vasos sanguíneos que irrigam o tumor podem ser uma opção de tratamento. Discuta com o seu médico.

A radioterapia geralmente não é eficaz no tratamento do câncer de rim.

Grupos de apoio

Você pode reduzir o estresse da doença participando de um grupo de apoio em que os membros compartilham experiências e problemas comuns.

Expectativas (prognóstico)

Algumas vezes, ambos os rins estão envolvidos. O câncer se espalha rapidamente, mais frequentemente para o pulmão e outros órgãos. Em cerca de um terço dos pacientes, o câncer já se espalhou (metástase) no momento do diagnóstico.

O prognóstico varia de acordo com o tamanho do tumor e da resposta ao tratamento. A taxa de sobrevivência é maior se o tumor estiver em estágio inicial e não houver metástase. Se há metástase para os gânglios linfáticos ou outros órgãos, a taxa de sobrevivência é muito menor.

Complicações

Complicações incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com seu médico sempre que houver sangue na urina. Também fale com o médico se tiver qualquer outro sintoma desta doença.

Prevenção

Pare de fumar. Siga as recomendações de seu médico em relação ao tratamento de distúrbios renais, principalmente aqueles que requerem diálise.

Referências

Campbell SC, Lane BR. Malignant renal tumors. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, et al, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 57.

National Cancer Institute website. PDQ renal cell cancer treatment. Bethesda, MD: National Cancer Institute. www.cancer.gov/types/kidney/hp/kidney-treatment-pdq. Updated February 4, 2016. Accessed: February 1, 2016.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology: kidney cancer. Version 2. 2016. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/kidney.pdf. Accessed: March 17, 2016.

Pili R, Kauffman E, Rodriguez R. Cancer of the kidney. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 82.


Data da revisão: 2/1/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com