Hipocalemia

Definição

A hipocalemia é uma condição em que a quantidade de potássio no sangue é menor que a normal.

Nomes alternativos

Potássio - baixo; Baixo potássio no sangue

Causas

O potássio é um eletrólito (mineral) necessário para que as células funcionem corretamente. O potássio é adquirido por meio da comida. Os rins eliminam o excesso de potássio através da urina, para manter o equilíbrio adequado do mineral no organismo.

A hipocalemia é um distúrbio metabólico que ocorre quando o nível de potássio no sangue está muito baixo.

Causas comuns de hipocalemia incluem:

Sintomas

Geralmente, uma pequena queda nos níveis de potássio não causa sintomas. Os sintomas podem ser leves e incluir:

Níveis de potássio muito baixos podem causar ritmo cardíaco anormal, principalmente em pessoas com doença cardíaca. Sintomas incluem tontura e desmaio. Níveis de potássio extremamente baixos podem causar parada cardíaca.

Sinais e testes

Uma amostra de sangue será coletada para verificar os níveis de potássio. Os valores normais vão de 3,7 a 5,2 mEq/L (3,7 a 5,2 mmol/L).

Outros exames podem ser solicitados, incluindo:

Um eletrocardiograma (ECG) poderá ser realizado para verificar o coração.

Tratamento

Uma hipocalemia branda pode ser tratada por meio da ingestão de suplementos de potássio por via oral. Casos mais graves podem necessitar que o potássio seja administrado diretamente na veia (via intravenosa).

Se você toma diuréticos, o médico poderá:

Alimentos ricos em potássio que podem ajudar a tratar e prevenir a hipocalemia incluem:

Expectativas (prognóstico)

Em geral, a ingestão de suplementos de potássio pode corrigir o problema. Em casos mais graves, sem o tratamento adequado, uma queda drástica nos níveis de potássio pode causar problemas graves de ritmo cardíaco que podem ser fatais.

Complicações

Em casos graves, os pacientes podem desenvolver paralisia com risco de morte, como por exemplo na paralisia periódica hipocalêmica.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte um médico imediatamente se apresentar vômito ou diarreia em excesso, ou se tomar diuréticos e apresentar sintomas de hipocalemia.

Prevenção

A ingestão de uma dieta rica em potássio pode ajudar a prevenir a hipocalemia. Os alimentos com alto teor de potássio incluem:

Referências

Mount DB. Disorders of potassium balance. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner and Rector's The Kidney. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 18.

Seifter JL. Potassium disorders. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 117.


Data da revisão: 5/21/2017
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com